Lâmpada Germicida em Climatizadores Evaporativos

22/03/2017 - Climatizadores

Lâmpada Germicida em Climatizadores Evaporativos

Os climatizadores evaporativos são uma alternativa muito utilizada para reduzir a temperatura de ambientes amplos. Este tipo de aparelho é comumente visto em academias, fábricas, igrejas e outros espaços com grande concentração de pessoas.

Uma das vantagens dos climatizadores é que permitem a renovação total do ar nos ambientes, trazendo benefícios para a saúde. No entanto, existem climatizadores com uma função adicional também focada na saúde das pessoas: a lâmpada germicida.

 

Para que serve a Lâmpada Germicida em Climatizadores?

Devido ao processo pelo qual os climatizadores reduzem a temperatura do ambiente, o interior destes aparelhos costuma ser muito úmido. A umidade somada à baixa luminosidade e ao acúmulo de água no reservatório torna este local suscetível à proliferação de fungos e bactérias. Quando o ventilador é acionado, esses micro-organismos podem se dispersar pelo ambiente  e causar doenças.

As lâmpadas germicidas diferem das lâmpadas comuns pois emitem luz ultravioleta (UV). Os micro-organismos presentes em climatizadores não resistem à exposição a esta luz. Assim, quando uma lâmpada germicida é instalada no interior do climatizador, os fungos e bactérias daquele local são eliminados antes de se dispersarem pelo ambiente. Isso contribui para a limpeza do ar e, consequentemente, para a saúde das pessoas.

 

Inversores com função para Lâmpada Germicida

A maior parte dos climatizadores evaporativos industriais é controlada por um inversor de frequência. Um inversor de frequência possui a função principal de variar a velocidade de um motor elétrico, mas alguns modelos são desenvolvidos para aplicações específicas e ganham funções extras.

Inversor de Frequência IRX Pro

Este é o caso dos inversores de frequência IRX Pro, desenvolvidos especialmente para climatizadores evaporativos. Além do controle da velocidade do ventilador, os inversores IRX Pro possuem funções como “Climatizar”, “Ventilar”, “Timer”, “Dreno”. Ainda há uma terceira saída que pode ser utilizada para a função “Swing” ou para a lâmpada germicida.

Neste último caso, os inversores IRX Pro permitem que a lâmpada seja acionada automaticamente. Quando ativada, esta função inicia um temporizador cíclico, acionando e desligando a lâmpada em períodos de tempo configuráveis.

Outra característica da linha IRX Pro é o módulo inversor vedado para impedir a entrada de umidade. Isso permite que o inversor seja instalado diretamente dentro do climatizador sem que hajam problemas de oxidação. Os inversores IRX Pro ainda contam com duas opções de IHM e controle remoto com teclas de acesso às principais funções.

***

O que você achou do nosso artigo? Deixe sua crítica, sugestão ou opinião nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Lâmpada Germicida em Climatizadores Evaporativos"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.