Filtragem da Piscina: economize tempo e dinheiro na instalação

03/02/2021 - Aquecimento Solar

Todo dono de piscina sabe que a filtragem é essencial. Além de eliminar a sujeira suspensa na água, este recurso também auxilia na diluição homogênea dos produtos químicos para que a água fique sempre limpa. É por isso que recomenda-se a filtragem da piscina diariamente.

Acontece que realizar essa ação todos os dias de forma manual é bastante trabalhoso, certo? Isso sem contar a possibilidade de falha humana, em que a filtragem é esquecida e a qualidade da água decai com o tempo.

Para resolver este problema existem maneiras de realizar a filtragem automaticamente com o auxílio de tecnologia.

Temporizador ou timer: o jeito antigo de automatizar a filtragem da piscina

Imagine que você possui uma piscina com um sistema de aquecimento solar. Além do controlador de temperatura, há algum tempo atrás os instaladores costumavam utilizar equipamentos adicionais para acionar a motobomba em intervalos de tempo específicos. Geralmente utilizava-se um temporizador (ou timer, como também é conhecido).

Apesar de esses equipamentos cumprirem a função de automatizar a filtragem da piscina, a solução ainda precisava de melhorias. Isso porque, além dos custos de adquirir um equipamento extra, o instalador precisava instalar uma chave para acionamento manual da filtragem. O acionamento manual é necessário em situações como o tratamento químico da piscina, em que é preciso acionar a motobomba para que os produtos se diluam em toda a água.

O processo de utilizar temporizadores para realizar a filtragem da piscina funcionava bem, mas seu custo era maior devido aos equipamentos e materiais adicionais que eram necessários, além do maior tempo de instalação. Ainda existia um problema relacionado ao acionamento manual, pois o usário poderia esquecer a bomba acionada por mais tempo que o necessário aumentando o consumo de energia elétrica.

Controladores de Temperatura com filtragem: a solução ideal

Atualmente os instaladores possuem recursos mais avançados que permitem realizar toda essa automação de forma muito mais rápida e barata. Seguindo o mesmo exemplo anterior, hoje é possível controlador uma piscina com sistema de aquecimento solar e filtragem utilizando apenas um controlador de temperatura.

Para realizar esta função, basta utilizar um controlador de temperatura como o AutomaSol TDA, da Ageon. Além de controlar o sistema de aquecimento, esses controladores possuem uma saída extra. Esta saída funciona como algo próximo a um “temporizador embutido”, ou seja, permite acionar a filtragem automaticamente em períodos específicos. Além disso, o AutomaSol TDA também permite o acionamento manual da filtragem com o simples toque de uma tecla em seu painel. Quando esta tecla é pressionada, a bomba fica ligada pelo tempo definido no parâmetro AP0, evitando que o desperdício de energia causado por manter a bomba ligada acima do tempo necessário.

Utilizar o controlador AutomaSol TDA para controlar o aquecimento e a filtragem da piscina pode representar uma economia de tempo e dinheiro para o instalador, já que dispensa a utilização de um temporizador e dos demais materiais elétricos necessários no tópico anterior.

Utilizando o controlador AutomaSol TDA para filtragem da piscina

Se você quer reduzir o custo e o tempo de instalação de um controlador para a temperatura e a filtragem da piscina, listamos abaixo o passo a passo de como configurar a filtragem automática no AutomaSol TDA.

  1. Configure a saída auxiliar para para Filtragem

    Para ajustar a saída auxiliar do controlador para realizar a filtragem automática é preciso definir o parâmetro Rc0 = 2.

  2. Agende os horários de filtragem

    Para determinar os horários em que a filtragem deve ocorrer é preciso configurar eventos. O AutomaSol TDA permite até 4 agendas de eventos e cada evento deve ser configurado da seguinte forma:
    • Frequência do evento (FE1 a FE4): determina quais dias da semana a filtragem deve ocorrer;
    • Função do evento (FC1 a FC4): deve ser ajustado com o valor 2 para determinar o evento com filtragem;
    • Início do evento (Hn1 a Hn4): determina o horário de início da filtragem;
    • Fim do evento (HF1 a HF4): determina o horário de fim da filtragem.

  3. Defina o tempo de filtragem manual

    O controlador AutomaSol TDA permite que o usuário inicie a filtragem da piscina ao pressionar a tecla A/F em seu painel. Para determinar a duração da filtragem manual é preciso ajustar o parâmetro AP0 para a duração desejada (de 1 a 600 minutos).


Deseja saber mais sobre os controladores de temperatura AutomaSol TDA? Entre em contato com nossa equipe e conhecça outras vantagens deste modelo para sistemas de aquecimento solar.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Filtragem da Piscina: economize tempo e dinheiro na instalação"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.