Blog Ageon

Cuidados com a Placa Inversora para Esteiras Ergométricas

Esteiras ergométricas

Esteiras ergométricas podem funcionar perfeitamente por muito tempo sem apresentar defeitos. Entretanto, para que isso aconteça é necessário tomar alguns cuidados durante sua utilização e também realizar as chamadas manutenções preventivas. Já falamos aqui no blog sobre o que é uma placa inversora para esteiras ergométricas e hoje vamos dar algumas dicas que podem aumentar a vida útil desse equipamento e da esteira como um todo.

Cuidados Básicos com Esteiras Ergométricas

Para que a esteira ergométrica funcione de maneira adequada é necessário se atentar a alguns cuidados básicos. Primeiramente, é importante se certificar das condições da rede elétrica (se é estável ou sujeita a flutuações frequentes) e se  o aterramento foi realizado (veja mais dicas sobre a instalação de esteiras ergométricas). Também é importante manter a lona sempre alinhada e bem lubrificada.

Acionamento da Esteira

Para aumentar a vida útil de sua esteira ergométrica recomenda-se que os usuários não pisem na lona no momento em que a esteira é ligada. É preciso mais força para acionar uma esteira com o peso do usuário sobre a lona. Isso exige mais do motor e gera um desgaste desnecessário que reduz a vida útil dos componentes.

Suor

É normal que usuários de esteiras ergométricas transpirem durante a prática dos exercícios, mas o suor pode causar muitos problemas nos equipamentos. Assim como a água, o suor oxida componentes eletrônicos presentes no painel e na placa inversora, podendo até mesmo inutilizar essas peças. Não há como evitar a transpiração dentro de uma academia, mas a solução para esse problema está no próximo item…

Limpeza

Manter o ambiente limpo é fundamental para aumentar a vida útil de qualquer equipamento. É importante limpar as esteiras ergométricas todos os dias, evitando que água, suor ou até mesmo partículas sólidas cheguem ao motor e à placa inversora. Esses resíduos podem causar curto-circuitos, superaquecimento e danificam os componentes da esteira.

Placa Inversora IEX70 Pro

Um fator determinante para o funcionamento correto da esteira é a placa inversora. Esse equipamento deve ser fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes. Deve possuir componentes de qualidade e oferecer uma proteção para o motor. Por esse motivo, quando se trata de placa inversora para esteiras ergométricas o mais indicado é utilizar a linha IEX70 Pro da Ageon, que possui diversas vantagens como alimentação bivolt, funcionamento em modo teclado, frequência ou serial, e muitas outros benefícios (saiba mais).

***

Você acha que essas dicas são úteis? Utiliza placas inversoras ou faz manutenção em esteiras ergométricas?

Deixe seu comentário abaixo.

Sair da versão mobile