Blog Ageon

Controle de Temperatura para Chocadeiras

Termostato para Chocadeira - K103 PID

A criação de aves deixou de ser algo atrasado e pouco tecnológico há muito tempo. Atualmente existem diversos avanços na área da avicultura que contribuem para que essa atividade seja exercida com muito mais eficiência e menor esforço. Um exemplo desta modernização é a utilização de chocadeiras de ovos.

O princípio do funcionamento de uma chocadeira automática é simular o ambiente de um ninho e suas condições de temperatura, umidade e ventilação. De modo geral a chocadeira consiste em um ambiente fechado com suporte para os ovos, um sistema de aquecimento (geralmente uma lâmpada ou resistência elétrica), um reservatório de água, um termostato e aberturas para ventilação.

O controle de temperatura é necessário para simular as condições do ovo sob a ave no momento da chocagem. Em galinhas, por exemplo, essa temperatura é de aproximadamente 37,7°C. Manter a temperatura adequada é essencial para o desenvolvimento saudável dos embriões e uma funcionalidade básica de qualquer chocadeira, por isso a utilização de um termostato.

O controle de umidade é uma característica que não está presente em todas as chocadeiras, mas que evita muitos problemas e aumenta a taxa de eclosão. A casca dos ovos apresenta uma rigidez diferente de acordo com a umidade do ar. Em um ambiente muito seco, por exemplo, os ovos de galinha apresentam cascas rígidas que os pintinhos não conseguem partir, impedindo assim seu nascimento.

A Ageon possui termostatos específicos para chocadeiras. O termostato K103 PID, da Linha Prime, possui a função de ajuste automático e controle PID, o que significa muito mais exatidão no controle de temperatura, maior estabilidade e variação máxima de apenas 0,1°C. Já o modelo K103 PID U possui todas as vantagens do modelo anterior, mas conta também com o controle de umidade. Ambos os aparelhos apresentam gerenciador de eventos cíclicos para viragem dos ovos e também design exclusivo, com frontal em black piano.

***

Você fabrica ou utiliza chocadeiras de ovos? Acha importante controlar a temperatura e a umidade destes aparelhos?

Deixe sua opinião nos comentários.

Sair da versão mobile