Configuração avançada do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos

18/04/2018 - Climatizadores

Configuração avançada do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos

A configuração básica do inversor de frequência IRX Pro inclui apenas os principais recursos necessários para o funcionamento do climatizador. Entretanto, estes aparelhos possuem recursos mais avançados que podem ser utilizados nos climatizadores mais completos. No post de hoje você irá conhecer outros 5 passos para a configuração avançada do seu inversor IRX Pro para climatizadores.

Antes de tudo recomendamos a leitura do post “Configuração básica do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos”. Sem as configurações citadas neste post o climatizador não irá funcionar corretamente.

 

Passo 1: Habilitando a função Swing

Para habilitar a função Swing do climatizador basta ajustar o parâmetro P81 para 1. Nesses casos, a movimentação automática das aletas pode ser acionada e desativada através da tecla “Swing“ da IHM.

 

Passo 2: Configurando o dreno

A drenagem do reservatório costuma ser utilizada para a renovação da água no interior do climatizador ou para realizar a limpeza do mesmo. Esta função é configurada no parâmetro P82 e pode funcionar de duas formas distintas:

  • Caso o parâmetro P82 seja ajustado para 1, o dreno será ativado e desativado através da tecla “Dreno“ presente na IHM do inversor de frequência IRX Pro.
  • Caso o parâmetro P82 seja ajustado para 2, o dreno será realizado sempre que o climatizador for desligado. Nessas situações, o tempo de escoamento do dreno é configurado no parâmetro P83. Dessa forma, quando o dreno for realizado, a bomba não será acionada até que o tempo configurado no parâmetro P84 se encerre. Dessa forma evita-se que a bomba seja acionada sem que haja água no reservatório.

 

Passo 3: Timer cíclico da bomba (economia de água)

O timer cíclico da bomba d’água é utilizado para reduzir o consumo de água do climatizador. Esta função faz com que a bomba ligue e desligue periodicamente enquanto a função Climatizar estiver ativada. Para configurar o timer cíclico da bomba, é necessário ajustar o tempo da bomba ligada (parâmetro P86) e o tempo da bomba desligada (P87).

O timer cíclico da bomba só irá iniciar após o encerramento do tempo definido como retardo para molhar o painel (parâmetro P34).

 

Passo 4: Velocidade e sentido de giro durante a secagem do painel

A secagem do painel é importante para evitar o acúmulo de sujeira no interior do climatizador. Em algumas situações é necessário manter a hélice a uma velocidade específica enquanto a secagem é realizada. Esta velocidade pode ser configurada através do parâmetro P36. Para desativar este recurso, basta ajustar P36 para OFF.

Da mesma forma, em algumas situações é necessário inverter o sentido de giro da hélice durante a secagem do painel evaporativo. Este recurso é utilizado para renovar o ar do ambiente. Esta função pode ser ativada ajustando P37 para 1.

 

Passo 5: Comportamento em caso de falhas

A função auto-reset determina como o inversor irá se comportar caso uma falha aconteça. Ela pode ser ajustada no parâmetro P53 dos inversores IRX Pro (verifique a versão do produto).

Reset manual – Caso o parâmetro P53 seja configurado como 0, a função auto-reset estará desativada. Assim, em caso de falhas, o inversor apresentará a mensagem de erro até que seja reiniciado manualmente pela tecla On/Off.

Reinício automático (sem acionamento) – Caso P53 seja ajustado para 1, o inversor de frequência exibirá a mensagem de falha por 1 minuto. Após este tempo, o inversor será reiniciado automaticamente e o display apresentará “rdy”, indicando que está pronto para uso. Basta pressionar a tecla On/Off para que o aparelho volte ao seu funcionamento normal.

Reinício automático (retorno ao estado anterior) – Em caso de falhas, ao configurar o P53 com o valor 2, o inversor de frequência apresentará a mensagem de falha por 1 minuto. Após este tempo, o inversor é reiniciado e retorna ao estado anterior sem a necessidade de nenhum acionamento manual.

Para evitar que o inversor ou mesmo o climatizador sejam danificados, ocorrem apenas 3 tentativas de reinício automático. Caso o erro persista após estas tentativas, o inversor irá apresentar a indicação de erro no display até que seja reiniciado manualmente.

 

Desde que as configurações acima sejam realizadas corretamente, o climatizador evaporativo irá funcionar corretamente, e de maneira completa.

***

Deixe sua dúvida, crítica ou sugestão nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Configuração avançada do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.