Blog Ageon

Condensação em sistemas de refrigeração: Como controlar?

FanSpeed destinado para o controle de de condensação para sistemas de refrigeração

Equipamentos de refrigeração de ambientes como ar condicionado, câmaras frigoríficas e outros sistemas de refrigeração podem ter problemas relacionados a condensação, ocasionando insuficiência no resfriamento do ambiente.

Além do problema de insuficiência do resfriamento, há situações onde a pressão do fluido pode aumentar e a velocidade do ventilador também, causando o vazamento interno de umidade, contração ou danos irreversíveis de dilatação, o congelamento em excesso poderá também danificar permanentemente o compressor. Existem casos em que  a solução é instalar o controlador de condensação.

Como reconhecer que preciso de um controlador de condensação?

A falta de resfriamento do ambiente pode ocorrer tanto por problema de condensação quanto por defeito no compressor, falta de gás entre outras causas. Portanto, se o sistema de refrigeração (seja o condicionador de ar ou a câmara) estiver apresentando mau funcionamento, recomendamos que contrate um profissional em refrigeração para identificar a real causa do problema. 

Em máquinas convencionais a formação de gelo no evaporador é um fenômeno inevitável e indesejável ocorrendo principalmente no inverno, quando a temperatura externa está muito baixa e a temperatura do ambiente interno está elevada, isso porque o coeficiente global de transferência de calor por unidade de área é fixo. 

Uma vez que este fenômeno ocorre, degenera a capacidade de refrigeração e o desempenho do sistema. Entre os pontos negativos podemos citar:

Em outras palavras, os problemas relacionados a condensação poder ir de pequenas perdas de desempenho na troca de calor a uma queima de compressor, pois caso o congelamento atinja o compressor, o mesmo pode vir a queimar, e a troca do compressor irá custar bastante para o bolso do usuário final.

Portanto, para ajudar a resolver o problema de condensação do líquido refrigerante e no evaporador, deve-se utilizar um sistema de controle de condensação.

Neste caso recomendamos o FanSpeed, que permite controlar a velocidade do motor do condensador a fim de alterar a pressão para que o líquido refrigerante não congele. Basicamente, um transdutor de pressão é colocado na tubulação do fluido refrigerante e esse sinal de pressão é lido em tempo real pelo FanSpeed, o mesmo altera a velocidade do motor para ajudar o líquido a permanecer sempre na pressão mais adequada possível conforme o composto utilizado.

Como funciona o controlador  de condensação FanSpeed Ageon?

O FanSpeed foi desenvolvido pela Ageon com o intuito de controlar a velocidade do ventilador de acordo com a pressão definida no setpoint, evitando o congelamento do evaporador. Além de diminuir as incidências de congelamento na face do evaporador, o FanSpeed também evita o congelamento do próprio compressor,  trazendo um aumento da vida útil. 

Em outras palavras, o FanSpeed permite uma variação no coeficiente global de transferência de calor por unidade de área (UA) do trocador de calor. Desta forma se assumirmos que o ΔT (intervalo de tempo) permanece constante, a capacidade de refrigeração será automaticamente reajustada em diferentes estações do ano.

Quais as principais vantagens do FanSpeed?

Resumidamente, o FanSpeed além de evitar danos por congelamento, aumenta consideravelmente a eficiência energética do sistema como um todo, independente da temperatura externa e interna.

Você é instalador ou técnico de sistemas de refrigeração? 

Saiba mais sobre o FanSpeed da Ageon

Sair da versão mobile