A utilização de termostatos digitais é cada vez mais comum em tanques resfriadores de leite. As vantagens destes aparelhos são muitas, desde a maior precisão no controle de temperatura até o acionamento automático do agitador. As opções com monitor de tensão incorporado ainda possuem outro diferencial: a proteção dos resfriadores de leite.
A instalação dos termostatos nesta aplicação é relativamente simples, mas exige certos cuidados. Todo o processo se resume basicamente em quatro etapas.
Como instalar um Termostato em Resfriadores de Leite
- Verifique se a tensão da rede é compatível com a tensão de alimentação do aparelho.
- Posicione o sensor de temperatura corretamente em um poço termométrico.
- Realize a ligação do sensor, do compressor e do agitador.
- Energize o aparelho e configure de acordo com sua necessidade.
Verifique a tensão da Rede e do Termostato
Antes de iniciar a instalação é necessário verificar se a tensão da rede é compatível com a alimentação do termostato. Energizar o aparelho com uma tensão acima ou abaixo da indicada irá causar danos, podendo até mesmo inutilizar o termostato.
Os controladores G104 devem ser alimentados sempre em 220V. Já os controladores H104 podem ser alimentados em tensões de 85V a 300V.
Posicione o Sensor de Temperatura
O sensor de temperatura do termostato nunca deve entrar em contato direto com o líquido. Para realizar sua fixação sem comprometer a leitura de temperatura é importante utilizar um poço termométrico. Vale lembrar que os sensores de temperatura possuem componentes sensíveis que não devem ser expostos à condições extremas de temperatura ou umidade.
Realize a Ligação Elétrica
A ligação elétrica do termostato varia de acordo com o modelo escolhido. De modo geral é preciso ligar o termostato ao sensor, ao compressor e ao agitador. Nos diagramas abaixo é possível verificar a forma correta de efetuar este procedimento:
A Ageon recomenda que a instalação elétrica seja realizada por um profissional capacitado.
Configure o Termostato
Com a ligação elétrica concluída é hora de energizar o aparelho e ajustar suas configurações. Nesta etapa é possível ajustar a temperatura desejada, as temporizações do agitador e todas os demais parâmetros. As configurações variam de acordo com a necessidade e com as diferentes opções de tanques resfriadores de leite.
Caso possua alguma dúvida durante a parametrização do termostato, a Ageon dispõe de suporte técnico 24hs. Nossa equipe é especializada em atendimento remoto e poderá auxiliar na compreensão de cada parâmetro.
***
Você utiliza os termostatos da Ageon em tanques resfriadores de leite?
Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão?
Deixe seu comentário abaixo.