Como funciona o Aquecimento Solar

06/02/2015 - Aquecimento Solar

Aquecimento Solar - Ageon

A utilização de aquecimento solar vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Além da questão sustentável, as altas taxas e as crises no setor elétrico levam muitas pessoas a buscarem alternativas que diminuam o consumo de energia elétrica, aumentando a demanda por sistemas de aquecimento solar. Mas como funcionam estes sistemas?

De modo geral, o aquecimento solar nas residências se inicia pelo processo de captação. Os painéis solares instalados sobre telhados têm a função de captar a radiação solar e aquecer a água que passa no interior de suas tubulações. Geralmente essas tubulações são de cobre e possuem um revestimento escuro, maximizando a absorção.

A água quente que sai dos painéis solares é armazenada em um reservatório (boiler). Esse reservatório possui isolamento térmico e serve para manter a água aquecida até que seja utilizada. A circulação da água dos painéis até o reservatório pode ocorrer naturalmente (termossifão) ou através de motobombas.

Em alguns casos ainda há um sistema de apoio caso a temperatura da água no reservatório esteja abaixo do desejado. Esse apoio pode ser elétrico, a gás quente ou ainda bomba de calor. Muitas vezes são utilizados controladores de temperatura para gerenciar o acionamento dos sistemas de apoio.

A Ageon possui termostatos digitais destinados exclusivamente para utilização em sistemas de aquecimento solar residenciais e de piscinas. Além dos modelos G108 e H108, que controlam o fluxo de água e o apoio, a empresa lançará em breve a Linha SolarTouch. Esse produto possui tela de LCD 3,5” e interface touchscreen, agenda de eventos semanais e design clean para uso em residências.

***

Você já conhecia o funcionamento de um sistema de aquecimento solar? Utiliza esse recurso?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como funciona o Aquecimento Solar"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.