Dica Ageon: como divulgar sua empresa de refrigeração na internet
15/04/2020 - RefrigeraçãoA internet chegou a uma boa parcela dos brasileiros e já atinge quase 70% da população. Por isso tornou-se impossível negar seus benefícios na hora de divulgar um negócio e atrair clientes. Você possui ou trabalha em uma empresa de refrigeração e quer utilizar a internet para alavancar seu negócio? Este post vai ajudar. Reunimos dicas simples, gratuitas e eficazes para que você seja facilmente encontrado pelos clientes e aumente sua receita.
Quais ferramentas utilizar para divulgar sua empresa de refrigeração?
Google Meu Negócio
Você sabe o que é o Google Meu Negócio? Se ainda não sabe, então é hora de descobrir.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para empresas e organizações. Nela é possível gerenciar as informações da sua empresa que aparecerão nos resultados de busca do Google ou mesmo no Google Maps.
Ao acessar a plataforma e fazer login, basta seguir os passos para incluir informações da sua empresa de refrigeração. Atente-se ao horário de funcionamento, localização e canais de contato como telefones e site, por exemplo. Imagine as palavras-chave que os seus clientes irão buscar para encontrar sua empresa e insira na descrição e nos serviços oferecidos. Inserir fotos de trabalhos concluídos também contribui para que você seja encontrado mais facilmente e para que os usuários visualizem seu trabalho. Algumas ideias de palavras-chave que podem ser úteis de acordo com seu mercado são:
- Refrigeração;
- Refrigeração comercial;
- Mecânico de ar condicionado;
- Técnico de ar condicionado;
- Técnico de refrigeração, entre outros.
Ao preencher as informações corretamente você faz com que seus potenciais clientes encontrem sua empresa de forma mais fácil.
Whatsapp Business
O Whatsapp é um dos principais aplicativos de mensagem utilizados atualmente. Você provavelmente utiliza esse aplicativo para falar com seus clientes e sabe o quanto é fácil trocar informações, enviar áudios e imagens, por exemplo. No entanto existe uma outra versão deste aplicativo destinada especialmente para empresas.
O Whatsapp Business traz diversos recursos extras para empresas e pode facilitar o seu trabalho. Diferente do Whatsapp comum, a versão Business permite adicionar mais informações do negócio, como horário de funcionamento, site, redes sociais, segmento, descrição da empresa, entre outras. Também é possível adicionar o endereço da empresa, facilitando a localização em aplicativos de GPS como o Google Maps ou o Waze.
Outro recurso útil do Whatsapp Business são as mensagens automáticas. Dessa forma você pode configurar mensagens que serão enviadas aos clientes que entrarem em contato após o horário de funcionamento. A mensagem abaixo é um exemplo de mensagem automática que pode facilitar o seu trabalho:
“Olá, como vai? Nosso expediente se inicia às 8:00h e se encerra às 18:00h. Recebemos sua mensagem e agradecemos pelo seu contato. Entraremos em contato assim que possível.”
Existe ainda outro recurso que agiliza seu contato com os clientes via WhatsApp: as respostas rápidas. Sabe aquela pergunta que os clientes sempre fazem? Ou aqueles orçamentos que você sempre envia? Você pode salvar estas mensagens para utilizar depois de forma rápida. Assim, sempre que você precisar enviar essa mesma mensagem a um cliente, basta utilizar um atalho ao invés de digitar novamente. Você pode utilizar um atalho para orçamentos e sempre que você digitar “/orcamento”, por exemplo, esse texto será substituído pela sua resposta rápida.
Para utilizar o Whatsapp Business, baixe o aplicativo na Google Play, caso você possua um celular Android. ou na Apple Store, se você possui um iPhone.
Redes sociais para empresas de refrigeração
Você provavelmente possui um perfil em alguma rede social, certo? Seu cliente certamente também possui. Por isso é importante não subestimar o poder destas ferramentas para alavancar seu negócio.
Entre as redes sociais mais utilizadas atualmente estão o Facebook e o Instagram. Ambas as redes possuem opções específicas para empresas, com recursos e ferramentas para estimular as relações comerciais. Sua empresa de refrigeração pode tirar bom proveito desses recursos de forma gratuita.
No Facebook você pode criar uma página para sua empresa, ou seja, uma Fanpage. Diferente do perfil de usuário comum, a fanpage permite visualizar o alcance de suas publicações, por exemplo, coletar outras informações do seu público, entre outras informações. Também é possível inserir descrições dos serviços que você oferece, receber avaliações dos clientes e utilizar o Facebook Messenger para enviar mensagens.
Uma empresa de refrigeração pode utilizar outros recursos do Facebook para divulgar seu negócios. Grupos de troca e venda de produtos também são muito utilizados para oferecer produtos e serviços gratuitamente. Outra ferramenta do Facebook é o Marketplace, que funciona basicamente como um sistema de classificados onde você pode divulgar seus produtos ou seus serviços. Existe ainda a opção de anunciar sua empresa com posts patrocinados, embora esse recurso seja pago.
Em primeiro lugar é preciso ressaltar que o Instragram é uma rede social bastante visual. Por isso esta rede funciona muito mais com fotos e vídeos do que com textos. Se sua empresa realiza serviços de refrigeração com apelo estético, vale a pena divulgar seus trabalhos no Instagram. Uma empresa de refrigeração que vende balcões refrigerados poderia utilizar seu perfil para mostrar seus balcões prontos e instalados, apresentar os componentes de qualidade que utiliza ou fazer comparativos “antes e depois” de uma reforma, por exemplo.
Da mesma forma que o Facebook, o Instagram também permite criar uma conta para empresas. Com isso você poderá ver quantas visitas seu perfil recebe, quantas vezes sua publicação foi visualizada, quantos cliques seu story recebeu, entre outras informações.
Bônus: LinkedIn
Se sua empresa presta serviços de refrigeração para outras empresas, talvez o LinkedIn pode ser uma boa alternativa. Esta rede social é utilizada principalmente com foco no meio profissional. Assim, muitos administradores, gerentes, executivos de compra e outros profissionais estão presentes no LinkedIn. Dessa forma, criar um perfil nessa rede social pode ser uma boa forma de chamar a atenção dos seus potenciais clientes e divulgar sua empresa gratuitamente.
IMPORTANTE
Existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas para o mercado de refrigeração. No entanto não basta criar um perfil, é necessário alimentá-lo com informações relevantes para o seu público-alvo. Dessa forma, você poderá elevar o número de seguidores e posteriormente o número de clientes.
Distribuidores Ageon
Você revende produtos de refrigeração, como controladores de temperatura? Se a resposta for sim e você utiliza controladores Ageon, nós ajudamos a divulgar seu negócio.
Seu contato será exibido na página de Distribuidores Ageon sempre que um usuário buscar por produtos que você adquiriu. Assim, se sua empresa adquire controladores A102, por exemplo, cada vez que um usuário do site procurar por empresas que distribuem esse produto em sua região, sua empresa será exibida.
Da mesma forma, sempre que um cliente final entrar em contato com nosso departamento comercial, também indicamos para os nossos distribuidores. Com isso fortalecemos a relação com nossos parceiros e estimulamos os negócios locais. Deseja saber mais sobre os benefícios de ser um cliente Ageon? Entre em contato conosco.
Parabéns pelo artigo, muito exclarecedor e interessante,
acaba de ganhar mais um seguidor.
Depois acessa meu link aí, abraço.
Gostei do site,
Seus artigos ajudam muito pode ter certeza disso.
Esta de parabéns.
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muito do que lí aqui… Obrigado por compartilhar
Muito obrigado pelo feedback!