Benefícios da automação para a economia de energia

21/05/2015 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração

Benefícios da Automação para Economia de Energia

Nos últimos meses várias regiões do Brasil vêm sofrendo com falta de água. Uma das consequências desse problema é a redução dos níveis nos reservatórios de usinas hidrelétricas, que são responsáveis pela maior parte da energia gerada no país. Com as hidrelétricas operando abaixo de sua capacidade, outras formas de geração de energia elétrica são necessárias, o que aumenta o custo de produção e eleva o preço do kWh (quilowatt-hora).

Em meio a essa crise, tanto a indústria quanto os consumidores estão à procura de soluções capazes de diminuir o consumo de energia e a automação vem se tornando uma ótima alternativa.

 

Como recursos de automação podem reduzir o consumo de energia?

Um caso comum de redução no consumo de energia através de um processo de automação é a utilização de um termostato. Em uma câmara frigorífica, por exemplo, o termostato é responsável por manter o sistema de refrigeração ligado apenas quando a temperatura está acima da programada. Essa função evita que o sistema de refrigeração se mantenha ligado em tempo integral desnecessariamente e, como consequência, gera economia.

Apesar de básico, o exemplo anterior pode ser aplicado a diversas situações. Refrigeradores, estufas, sistemas de ar condicionado e fornos são alguns equipamentos que podem ter seu consumo reduzido quando utilizados com termostatos. Funções de temporização, gerenciamento de degelo e duplo estágio são outras características dos termostatos atuais que geram economia de energia.

Outra forma de economia de energia é através de sistemas de aquecimento solar residencial. Ao utilizar o calor do Sol para aquecer a água, evita-se o uso excessivo de resistências elétricas (presentes em chuveiros e torneiras, por exemplo), reduzindo o consumo de energia. Entretanto, como o Sol não é uma fonte constate de calor, é necessário que haja uma forma de aquecer a água em dias menos ensolarados. Nessas situações um termostato digital pode auxiliar, automatizando o acionamento de um apoio apenas quando água não estiver na temperatura adequada.

No âmbito industrial há ainda diversas outras possibilidades de economia de energia além das citadas acima. Um bom exemplo é a redução da velocidade de motores elétricos por meio de inversores de frequência. Esses dispositivos permitem que os motores operem com velocidade variável, o que reduz o consumo energético quando comparado a um motor trabalhando em sua velocidade máxima.

 

Ageon no mercado de automação

A Ageon conta com mais de 14 anos de experiência na fabricação de controladores de temperatura e inversores de frequência. Seus produtos se destacam pela tecnologia e inovação, características que firmaram a empresa no setor de automação industrial e no mercado HVAC-R. Recentemente a Ageon tem diversificado a sua linha, investindo em pesquisa, desenvolvimento e design, criando produtos voltados também para o mercado residencial, como os termostatos digitais da Linha Prime e o recém lançado controlador SolarTouch para aquecimento solar.

***

Você utiliza soluções de automação para economizar energia elétrica? Concorda que termostatos e inversores de frequência podem economizar energia elétrica? Deixe seu comentário.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Benefícios da automação para a economia de energia"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.