Blog Ageon

Aquecimento solar: economia e sustentabilidade

Aquecimento Solar - Ageon Electronic Controls

A utilização da energia térmica do Sol para aquecimento de água em residências e piscinas brasileiras é uma realidade atualmente. O Brasil possui grande capacidade de produção de energia solar devido à irradiação extremamente alta presente em seu território.

O segmento de aquecimento solar está em expansão e o Brasil vem acompanhando esse crescimento. Mesmo ficando atrás de países como China e Turquia, a produção nacional de coletores solares teve um aumento de 19,8% no ano de 2013, atingindo o patamar de 9,793 milhões m² de coletores instalados. As vendas desses produtos são destinadas principalmente ao segmento residencial, a programas habitacionais e ao setor de comércio e serviços.

 

Aquecimento solar vale a pena?

Os custos de aquisição e instalação de sistemas de aquecimento solar são baixos se comparados à economia que proporcionam. Calcula-se que o investimento inicial é recuperado em até 24 meses, sendo que a vida útil do sistema pode chegar a 20 anos. Toda essa economia é proveniente da redução de até 50% no consumo de energia elétrica.

Outra vantagem da utilização de aquecimento solar é a questão da sustentabilidade. No período de um ano, cada m² de coletor solar em funcionamento equivale a 66 litros de diesel, 55 quilos de gás ou ainda 56m² de áreas inundadas para hidrelétricas.

Fonte: DASOL (http://www.dasolabrava.org.br/informacoes/)

 

Ageon no aquecimento solar

A Ageon desenvolveu uma linha de controladores destinada especificamente ao aquecimento solar residencial e de piscinas: a linha SolarTouch. Composta de termostatos digitais com display de LCD 3,5” e interface touchscreen, essa linha proporciona muito mais conforto e economia.

Entre os diferenciais da linha SolarTouch estão as diversas funções de proteção e opção de recirculação, que mantém a água sempre aquecida na tubulação. Possui ainda relógio em tempo real e agenda de eventos que possibilita a desativação do sistema nos finais de semana, o acionamento do apoio ou ainda a filtragem da água em horários pré-configurados. Sua programação é facilitada e todo o processo pode ser visualizado em forma de esquema gráfico diretamente em seu display.

***

Você já conhecia as vantagens do aquecimento solar?

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Sair da versão mobile