Aquecimento solar: economia e sustentabilidade

12/02/2015 - Aquecimento Solar

Aquecimento Solar - Ageon Electronic Controls

A utilização da energia térmica do Sol para aquecimento de água em residências e piscinas brasileiras é uma realidade atualmente. O Brasil possui grande capacidade de produção de energia solar devido à irradiação extremamente alta presente em seu território.

O segmento de aquecimento solar está em expansão e o Brasil vem acompanhando esse crescimento. Mesmo ficando atrás de países como China e Turquia, a produção nacional de coletores solares teve um aumento de 19,8% no ano de 2013, atingindo o patamar de 9,793 milhões m² de coletores instalados. As vendas desses produtos são destinadas principalmente ao segmento residencial, a programas habitacionais e ao setor de comércio e serviços.

 

Aquecimento solar vale a pena?

Os custos de aquisição e instalação de sistemas de aquecimento solar são baixos se comparados à economia que proporcionam. Calcula-se que o investimento inicial é recuperado em até 24 meses, sendo que a vida útil do sistema pode chegar a 20 anos. Toda essa economia é proveniente da redução de até 50% no consumo de energia elétrica.

Outra vantagem da utilização de aquecimento solar é a questão da sustentabilidade. No período de um ano, cada m² de coletor solar em funcionamento equivale a 66 litros de diesel, 55 quilos de gás ou ainda 56m² de áreas inundadas para hidrelétricas.

Fonte: DASOL (http://www.dasolabrava.org.br/informacoes/)

 

Ageon no aquecimento solar

A Ageon desenvolveu uma linha de controladores destinada especificamente ao aquecimento solar residencial e de piscinas: a linha SolarTouch. Composta de termostatos digitais com display de LCD 3,5” e interface touchscreen, essa linha proporciona muito mais conforto e economia.

Entre os diferenciais da linha SolarTouch estão as diversas funções de proteção e opção de recirculação, que mantém a água sempre aquecida na tubulação. Possui ainda relógio em tempo real e agenda de eventos que possibilita a desativação do sistema nos finais de semana, o acionamento do apoio ou ainda a filtragem da água em horários pré-configurados. Sua programação é facilitada e todo o processo pode ser visualizado em forma de esquema gráfico diretamente em seu display.

***

Você já conhecia as vantagens do aquecimento solar?

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Aquecimento solar: economia e sustentabilidade"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.