Termostatos digitais em Resfriadores de Leite

16/07/2015 - Controladores de Temperatura

Termostatos para Resfriadores de Leite

Tanques resfriadores de leite são utilizados para manter a qualidade do leite logo após a ordenha. Nesse primeiro momento, o leite está sujeito à proliferação de diversos micro-organismos e para evitar a contaminação é necessário resfriá-lo a uma temperatura menor do que 4°C em um tempo máximo de apenas 3 horas.

Entre as principais vantagens dos tanques resfriadores de leite (também chamados de tanques de expansão) estão a grande superfície de contato com o líquido e a presença de um agitador. Essas características permitem o resfriamento do leite de forma homogênea e no menor tempo possível, garantindo sua qualidade e impedindo a multiplicação de bactérias.

 

Utilização de Termostatos Digitais

Grande parte dos tanques resfriadores de leite utiliza termostatos digitais para realizar o controle de temperatura. Esses aparelhos controlam o sistema de refrigeração, acionando o sistema de forma que a temperatura fique sempre abaixo de 4°C e desligando o sistema quando essa temperatura é atingida. Além de garantir o armazenamento do leite na temperatura correta, esse processo reduz o consumo de energia.

Alguns termostatos digitais ainda possuem funções extras que auxiliam os produtores de leite. É o caso, por exemplo, das funções de temporização, que podem ser configuradas para acionar o misturador do tanque de resfriamento.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. Em relação ao sensor de temperatura, deve ser utilizado em um poço termométrico e posicionado próximo da serpentina do resfriador. Essa medida evita o congelamento do leite por inércia térmica.

As vantagens de utilizar termostatos digitais em resfriadores de leite são várias (saiba mais no post Como funciona um termostato digital), como a fácil visualização da temperatura em um display e a precisão no controle, além das funções de automação disponíveis.

 

Controladores Ageon para Resfriadores de Leite

A Ageon fabrica termostatos digitais para tanques resfriadores de leite. Os controladores G104 e H104 foram desenvolvidos especialmente para esta aplicação. Além do controle de temperatura, esses aparelhos possuem funções de temporização para o agitador. O monitor de tensão incorporado ainda protege o compressor em caso de oscilação de energia. Isso evita danos ao equipamento e consequentemente a perda de mercadoria.

***

Você trabalha com tanques resfriadores de leite? Utiliza controladores de temperatura digitais em seus produtos?

Deixe sua opinião abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Marcelo Levindo de Sousa disse:

    Meu resfriador de leite, ele está congelando o leite,e as vezes ele vai até 8,0ºc e o compressor não liga, as vezes liga e ele está programado para desligar com 3,5ºc, e ele está marcando no digital 1,0ºc, e as vezes chega a formar gelo no fundo do resfriador.
    Ele foram muito gelo naquele recipiente onde entra o capilar , o tubo de baixa.
    Neste caso pode ser um capilar obstruído? Funciona tempo dimais e não desliga.

    Olá, Marcelo.
    Nesse caso recomendamos entrar contato com o fabricante do seu tanque resfriador de leite. A empresa poderá lhe auxiliar a identificar o problema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Luís Henrique v disse:

    O meu controlador está congelado o leite e marcando no leitor 3.9 …vcs saberia dizer o problema

    Olá, Luís Henrique
    Isto pode ocorrer por diversos motivos, desde o posicionamento incorreto do sensor até uma possível alteração decorrente de algum dano sofrido pelo sensor (oxidação, por exemplo).
    Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878 para mais detalhes. Nossa equipe poderá ajudá-lo a identificar e corrigir o seu problema.
    Atenciosamente,
    Equipe Agoen

    Otamir disse:

    Este comtrolador ja vem programado

    Olá, Otamir

    Os controladores citados neste post possuem uma configuração de fábrica que pode ser visualizada nos seus respectivos manuais técnicos (aqui).
    Recomendamos revisar os parâmetros do aparelho antes de utilizar o resfriador de leite.
    Em caso de dúvidas sobre a configuração do aparelho, temos uma equipe técnica à disposição para auxiliá-lo através do telefone (48) 3028-8878.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.