A importância do sensor de nível para um climatizador evaporativo

04/07/2018 - Climatizadores, Dicas Ageon, Inversores de Frequência

A importância do sensor de nível para um climatizador evaporativo

A principal característica dos climatizadores evaporativos é elevar a umidade do ambiente. Isso ocorre quando o fluxo de ar passa através do painel evaporativo molhado. Ou seja, para que um climatizador evaporativo funcione efetivamente, a água é um fator essencial. Por isso os climatizadores possuem um reservatório de água, e é justamente neste ponto que um recurso muito importante mostra seu valor: o sensor de nível. Neste post você verá o que é um sensor de nível e qual a sua importância para os climatizadores evaporativos.

 

O que é um sensor de nível?

Primeiramente é preciso esclarecer o que é um sensor de nível. Os sensores de nível são dispositivos utilizados basicamente para identificar a quantidade de um determinado líquido no interior de um reservatório ou tanque. Existem vários tipos de sensores de nível, no entanto os mais utilizados no ramo de climatizadores identificam o nível de água através da flutuação. Estes dispositivos possuem contatos magnéticos que ficam fechados quando o nível de água está normal, e fecham quando o nível de água está baixo (ou vice-versa).

 

A importância do sensor de nível para os climatizadores evaporativos

Conforme citamos no início do post, a água é essencial para o funcionamento do climatizador evaporativo. Por isso esses equipamentos possuem um reservatório e uma bomba, que é responsável por levar água ao painel evaporativo. De acordo com a utilização do climatizador, o nível de água do reservatório irá diminuir devido ao processo de evaporação.

A maioria dos climatizadores possui um sistema que completa o nível de água do reservatório utilizando um sistema de boias hidráulicas. No entanto existem casos em que esse tipo de sistema pode falhar, como quando há uma interrupção no fornecimento de água. Nesses casos o reservatório pode ficar vazio, prejudicando o funcionamento do climatizador.

Quando o reservatório fica sem água, o climatizador perde sua principal função. Além disso, caso a bomba seja acionada sem que haja água, o equipamento pode sofrer diversas avarias, desde o superaquecimento até uma queima da bomba.

Para evitar este tipo de problema os sensores de nível são a alternativa mais indicada. O dispositivo identifica quando o reservatório está sem água e, dessa forma, evita o acionamento seco da bomba, protegendo o equipamento.

 

Como instalar o sensor de nível no climatizador?

O sensor de nível deve ser fixado na lateral do reservatório. A altura ideal do sensor de nível deve ser estudada caso a caso. Existem duas formas de instalar o sensor de nível: normalmente aberto ou normalmente fechado. Nas imagens abaixo é possível visualizar como é realizada a instalação em ambos os casos.

Sensor de Nível - Normalmente Fechado

Sensor de Nível - Normalmente Aberto

O recomendado é que o sensor de nível seja ligado ao inversor de frequência. O inversor então desabilita a bomba quando o nível de água do reservatório está abaixo do especificado. Inversores como o IRX Pro, por exemplo, alertam o usuário sobre a falta de água, permitindo que alguma ação corretiva seja tomada.

Também é possível ligar o sensor de nível em série com a bomba, embora não seja recomendado. Isso também evitará que a bomba seja acionada sem água, mas o usuário não será informado da falta d’água. Para realizar este tipo de ligação, é necessário entrar em contato com o fabricante do sensor de nível.

 

Ligando o sensor de nível ao inversor de frequência IRX Pro

Os inversores de frequência IRX Pro da Ageon foram desenvolvidos especialmente para climatizadores evaporativos. Possuem diversas funções específicas para esta aplicação e controle remoto que permite controlar todas as funções do climatizador.

Inversores de Frequência IRX Pro para climatizadores evaporativos

Os inversores de frequência IRX Pro possuem uma entrada digital específica para o sensor de nível. O sensor deve ser instalado na posição normalmente fechado. Caso o sensor de nível seja ligado em série com a bomba, o parâmetro P85 deve ser ajustado para OFF. O parâmetro P85 é referente à histerese do sensor de nível, ou seja, o tempo em que a falta d’água deve ser identificada pelo sensor para ativar ou desativar a bomba. A configuração de alguns segundos neste parâmetro evita que a bomba seja acionada e desligada em uma frequência muito alta, como em caso de ondulações no reservatório, por exemplo.

***

Você utiliza sensor de nível no climatizador evaporativo? Achou este artigo útil?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "A importância do sensor de nível para um climatizador evaporativo"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.