Como forçar a bomba ou apoio em Controladores para Aquecimento Solar

25/04/2018 - Aquecimento Solar

Como forçar a bomba ou apoio em Controladores para Aquecimento Solar

Durante a instalação de um sistema de aquecimento solar, muitas vezes é necessário forçar o acionamento do sistema. Os instaladores costumam acionar a bomba para retirar o ar dos coletores, ou o apoio para testar o equipamento. No entanto, muitos instaladores desconhecem que os controladores para aquecimento solar da Ageon facilitam este acionamento através de alguns atalhos simples. Neste post você verá como é fácil forçar a bomba ou o apoio com os controladores de temperatura Ageon.

 

Controladores G108 e H108

Os controladores de temperatura G108 e H108 possuem duas saídas. A primeira realiza o acionamento da bomba d’água de acordo com diferença de temperatura entre os coletores e o reservatório. Enquanto isso a segunda saída é utilizada para acionamento do apoio, caso o aquecimento solar não atinja a temperatura desejada.

Forçar acionamento do apoio ou da bomba nos controladores de temperatura G108 e H108

Para forçar as saídas destes controladores é simples:

  1. Ao pressionar a tecla “cima“, o display do controlador mostrará “rE1“, referente ao relé 1 (bomba). Pressionando novamente a tecla “cima“, o display mostrará “rE2“, referente ao relé 2 (apoio).
  2. Selecione qual a saída deseja forçar e então mantenha pressionada a tecla “Set” até que o relé seja acionado.
  3. A saída selecionada permanecerá acionada por 10 minutos, ou até que o processo se repita. O LED correspondente permanecerá piscando neste período, indicando que o relé está ativo.

 

Controladores AutomaSol

A linha AutomaSol possui dois modelos de controladores de temperatura para aquecimento solar. O modelo AutomaSol TDI possui uma saída que é utilizada para acionamento da bomba d’água. O modelo AutomaSol TDA possui duas saídas, uma para a bomba e outra para apoio ou filtragem.

Forçar acionamento da bomba no controlador de temperatura AutomaSol

O acionamento forçado das saídas é ainda mais simples na linha AutomaSol. Em ambos os controladores o acionamento da bomba é realizado da mesma forma. Pressione a tecla “PUMP” até que o display exiba a palavra “ON” no lado esquerdo. Então a bomba ficará acionada pelo tempo definido no parâmetro P8, ou até que a tecla “PUMP” seja pressionada novamente.

Forçar acionamento do apoio no controlador de temperatura AutomaSol

Para forçar a saída de apoio ou filtragem do AutomaSol TDA é igualmente simples. Pressione a tecla “A/F” até que o display exiba a palavra “ON” no lado direito do display. A saída ficará acionada pelo tempo definido no parâmetro “AP0“, ou até que a tecla “A/F” seja pressionada novamente.

Todos os sensores e proteções ficam desativados enquanto os relés do controlador AutomaSol estiverem em acionamento forçado.

 

Controladores SolarTouch

A linha SolarTouch é composta de três modelos de controladores de temperatura para aquecimento solar com interface touchscreen. O modelo SL1 possui apenas uma saída para a bomba. O modelo SL2 possui três saídas: uma para bomba e duas para apoio. Da mesma forma, o modelo SL3 possui 4 saídas, sendo uma para bomba e duas para apoio, mais a quarta saída que pode ser utilizada para apoio, ou recirculação.

Forçar acionamento do apoio no controlador de temperatura SolarTouch

Diferente das demais linhas, os controladores da linha SolarTouch não possuem acionamento forçado da bomba. Entretanto, é possível forçar o acionamento dos apoios. Para isso, basta desbloquear a tela do seu controlador e pressionar a tecla “Apoio“. As saídas do apoio ficarão acionadas pelo tempo ajustado no parâmetro “AP0“, ou até que a tecla “Apoio” seja acionada novamente.

É importante ressaltar que somente os modelos Sl2 e Sl3 permitem o acionamento forçado do apoio. Não é possível forçar o apoio enquanto um evento da agenda relacionado ao apoio estiver ativo.

***

O que você achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como forçar a bomba ou apoio em Controladores para Aquecimento Solar"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.