Utilizando um Controlador para Aquecimento Solar sem apoio

09/05/2018 - Aquecimento Solar, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Utilizando um Controlador para Aquecimento Solar sem apoio

Grande parte dos controladores para sistemas de aquecimento solar possuem uma saída para apoio. Essa saída geralmente aciona uma resistência ou trocador de calor quando a incidência de luz solar é insuficiente para aquecer a água na temperatura desejada. Entretanto, em muitos casos o apoio não é utilizado. Nessas situações o aquecimento se dá apenas pela circulação da água entre coletores e reservatório.

Neste post vamos demonstrar como desabilitar o apoio dos controladores diferenciais de temperatura da Ageon. Basicamente você deverá seguir estes passos:

 

  1. Desativar o parâmetro de apoio
  2. Alterar a visualização da temperatura

 

Após estas etapas, a saída e o sensor referentes ao apoio serão desativados. Dessa forma o controlador não irá apresentar erros caso o sensor 3 não seja instalado. O processo pode ser revertido a qualquer momento, basta reconfigurar os mesmos parâmetros.

 

Desativando o apoio do aquecimento solar

Em primeiro lugar é necessário desativar o apoio através de um parâmetro. O parâmetro para realizar esta ação irá depender do modelo de controlador de temperatura utilizado. Nos modelos G108 e H108 o parâmetro é o u1. Já no modelo AutomaSol TDA o parâmetro é o Rc0 para desativar o relé e o CA3 para desativar o sensor de apoio. Enquanto isso, nos controladores da linha SolarTouch os parâmetros para desativar os relés de apoio são AP2, AP4 e AP7 (este último está disponível apenas no modelo SL3) e o parâmetro para desativar o sensor de apoio é o CA3.

Após localizar o parâmetro correspondente, ajuste seu valor para OFF. Nesse momento o sensor e a saída referentes ao apoio já serão desativados.

 

Alterando a visualização da temperatura do controlador

Os controladores de temperatura para aquecimento solar da Ageon podem exibir diferentes informações no display. É possível visualizar a temperatura dos coletores (T1), do reservatório (T2), a diferença entre estes dois pontos (T1 – T2) ou ainda a temperatura do apoio (T3). Quando o apoio é desativado esta última opção se torna dispensável, pois o sensor não estará habilitado para coletar informações.

Por isso, após desabilitar o apoio é necessário alterar a visualização do display do controlador. Nos controladores G108 e H108 existe um parâmetro específico para esta função, que é o parâmetro td. Caso este parâmetro esteja configurado em T3 (temperatura do apoio), é necessário alterá-lo para uma das outras opções. Geralmente utiliza-se a visualização da temperatura do reservatório (T2).

Nos modelos das linhas AutomaSol e SolarTouch o processo é ainda mais simples. Na linha AutomaSol a visualização da temperatura pode ser alterada com as teclas “cima” e “baixo”. Enquanto isso, nos modelos da linha SolarTouch a visualização da temperatura é realizada com a tecla “alternar”, como você pode ver neste post.

 

Pronto! O apoio do seu sistema de aquecimento solar está desativado

Após seguir as recomendações acima o apoio do seu sistema de aquecimento solar não será mais acionado. Isso significa que mesmo que a incidência de luz solar seja insuficiente, nenhuma resistência será ativada para aquecer a água.

***

Deixe abaixo seu comentário sobre este post, pois sua opinião é extremamente importante para a Ageon.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    NEWTON disse:

    Problemas com r0
    Quero deixar em 4.0
    Não consigo chegar a esse valor
    Fica só entre 40 a 44 as opções

    Olá Newton, tudo bem?
    O parâmetro r0 dos controladores Ageon para aquecimento solar é referente ao diferencial para ligar a bomba. No seu caso, provavelmente o parâmetro r1(diferencial para ligar a bomba) deve estar configurado para 40°C. É provável que este seja o motivo pelo qual você não consegue configurar um valor menor para r0.
    O valor do parâmetro r1 deve ser sempre menor do que o valor de r0.
    Caso esta dica não tenha solucionado a sua dúvida, recomendamos entrar em contato com nosso suporte através do telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.