Tanques resfriadores de leite são utilizados para manter a qualidade do leite logo após a ordenha. Nesse primeiro momento, o leite está sujeito à proliferação de diversos micro-organismos e para evitar a contaminação é necessário resfriá-lo a uma temperatura menor do que 4°C em um tempo máximo de apenas 3 horas.
Entre as principais vantagens dos tanques resfriadores de leite (também chamados de tanques de expansão) estão a grande superfície de contato com o líquido e a presença de um agitador. Essas características permitem o resfriamento do leite de forma homogênea e no menor tempo possível, garantindo sua qualidade e impedindo a multiplicação de bactérias.
Utilização de Termostatos Digitais
Grande parte dos tanques resfriadores de leite utiliza termostatos digitais para realizar o controle de temperatura. Esses aparelhos controlam o sistema de refrigeração, acionando o sistema de forma que a temperatura fique sempre abaixo de 4°C e desligando o sistema quando essa temperatura é atingida. Além de garantir o armazenamento do leite na temperatura correta, esse processo reduz o consumo de energia.
Alguns termostatos digitais ainda possuem funções extras que auxiliam os produtores de leite. É o caso, por exemplo, das funções de temporização, que podem ser configuradas para acionar o misturador do tanque de resfriamento.
Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. Em relação ao sensor de temperatura, deve ser utilizado em um poço termométrico e posicionado próximo da serpentina do resfriador. Essa medida evita o congelamento do leite por inércia térmica.
As vantagens de utilizar termostatos digitais em resfriadores de leite são várias (saiba mais no post Como funciona um termostato digital), como a fácil visualização da temperatura em um display e a precisão no controle, além das funções de automação disponíveis.
Controladores Ageon para Resfriadores de Leite
A Ageon fabrica termostatos digitais para tanques resfriadores de leite. Os controladores G104 e H104 foram desenvolvidos especialmente para esta aplicação. Além do controle de temperatura, esses aparelhos possuem funções de temporização para o agitador. O monitor de tensão incorporado ainda protege o compressor em caso de oscilação de energia. Isso evita danos ao equipamento e consequentemente a perda de mercadoria.
***
Você trabalha com tanques resfriadores de leite? Utiliza controladores de temperatura digitais em seus produtos?
Deixe sua opinião abaixo.