Blog Ageon

Placa para esteiras ergométricas – Como escolher?

Placa para esteiras ergométricas - Como escolher

Agora que você já sabe o que é uma placa inversora de esteiras ergométricas (também chamada de inversores de frequência), é importante saber quais cuidados deve tomar na hora de adquirir este tipo de equipamento. Reunimos abaixo algumas questões que são fundamentais para garantir o bom funcionamento das esteiras.

Uma questão básica é identificar a potência do motor. As placas inversoras são projetadas para trabalhar com motores de uma potência predeterminada. Se a corrente solicitada pelo motor for maior que a suportada pela placa, o inversor protegerá o sistema e não funcionará. Em casos isolados, pode haver danos irreversíveis como a queima da placa.

Outro item importante é a alimentação. A maioria dos inversores para esteiras possuem alimentação 110V ou 220V. Ainda existem os modelos bivolt, que suportam ambas as tensões. Estes últimos são os mais indicados, pois evitam problemas onde a tensão do produto é incompatível com a tensão da rede elétrica.

A placa inversora geralmente se comunica com o painel da esteira através de um desses modos: teclado, frequência ou serial. Identificar se o modo de funcionamento da placa é compatível com o painel é um cuidado básico a ser tomado. Alguns modelos de inversores, entretanto, podem ser configurados em mais de um modo de funcionamento, garantindo mais versatilidade para fabricantes e técnicos de manutenção.

Além destas questões, outros cuidados podem ser determinantes na escolha de uma placa inversora. Após a compra, existem ainda as precauções que devem ser tomados na hora da instalação, como listamos no post “Dica rápida: instalação de placa em esteira ergométrica”.

 

Inversores Ageon para Esteiras Ergométricas

A linha de inversores IEX70 da Ageon foi desenvolvida especialmente para fabricantes e profissionais de manutenção de esteiras ergométricas. Compatível com os principais modelos de esteiras, a linha IEX70 possui a configuração mais fácil do mercado. Instalou, ligou.

Os inversores IEX70 se destacam entre as concorrentes por diversas vantagens, como a praticidade da alimentação bivolt (110V ou 220V selecionável). Isso permite sua instalação em esteiras de diversas regiões do Brasil independente da tensão da rede elétrica. Também possui formato compacto e gabinete de proteção, que facilitam a instalação em diversos modelos de esteiras ergométricas. Outros diferenciais são seu cooler de rolamento, a chave seletora que facilita a configuração e as teclas de acionamento para realização de testes.

Outra característica importante é que os inversores IEX70 podem trabalhar tanto em modo teclado como em modo frequência ou serial. Todas essas opções estão disponíveis em um único modelo.

***

Você possui alguma dica interessante para escolha da placa inversora? Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão?

Deixe seu comentário abaixo.

Sair da versão mobile