Termostatos para fabricação de cerveja artesanal

10/03/2021 - Charcutaria e Homebrewing
termostatos Ageon utilizados para fabricação de cerveja artesanal

A produção de cerveja artesanal vem ganhando força nos últimos anos no Brasil. O número de entusiastas cervejeiros cresce e novos produtos, equipamentos e insumos são lançados a todo momento para atender esse mercado que está em expansão.

Uma questão extremamente importante na produção de cerveja é o controle de temperatura, onde geralmente são utilizados termostatos digitais. Esse assunto gera muitas dúvidas entre os cervejeiros iniciantes e interfere significativamente no resultado da cerveja.

Os processos para fabricação de cervejas artesanais variam de acordo com o planejamento de cada receita. Descubra abaixo como funciona algumas fases de produção e os tipos de controladores de temperatura mais utilizados para fabricação de cervejas artesanais.

Controle de temperatura e cervejas artesanais

O controle de temperatura é fundamental em algumas fases da produção de cervejas artesanais, visto que pode interferir diretamente em suas propriedades, como a densidade e a graduação alcoólica. As chamadas rampas de temperatura utilizadas na etapa de brassagem ou mesmo  o controle de temperatura durante a fermentação são situações onde a utilização de um termostato digital é indicada, garantindo maior controle dos processos e, consequentemente, do produto final obtido.

Termostatos em Geladeiras de Cerveja

A utilização de geladeiras controladas por termostatos digitais é muito comum na fabricação de cerveja. Os termostatos mecânicos que acompanham as geladeiras não realizam um controle preciso de temperatura e essa variação térmica pode comprometer algumas etapas, principalmente no processo de fermentação,  interferindo no sabor e na estabilidade do produto final.

Os termostatos digitais, entretanto, garantem maior estabilidade durante a fermentação, mantendo a temperatura em uma faixa específica dependendo da levedura utilizada. Isso eleva a qualidade do resultado final, gerando uma cerveja com sabor mais limpo.

Outra vantagem dos termostatos digitais em geladeiras de cerveja é a versatilidade, já que a quantidade de modelos disponíveis é grande. Os modelos de duplo estágio, por exemplo, são ideais para regiões com grande variação térmica, pois podem acionar o compressor da geladeira quando a temperatura estiver acima da ideal e também podem acionar uma fonte de calor (lâmpada ou resistência elétrica) quando a temperatura estiver muito baixa.

A configuração dos termostatos digitais para a produção de cerveja costuma gerar algumas dúvidas que podem ser facilmente sanadas. Os principais parâmetros de um termostato para essa finalidade são o setpoint e a histerese. A configuração desses parâmetros pode ser vista no post Configurando um termostato – Parâmetros Básicos.

Termostatos Ageon para Cerveja Artesanal

A Ageon fabrica termostatos digitais para várias aplicações, entre elas a produção de cervejas. O modelo A103, por exemplo, possui duplo estágio. Ideal para regiões com grande oscilação de temperatura, esse tipo de termostato gerencia o acionamento de um sistema de refrigeração e de aquecimento quando a temperatura sai da faixa programada. Existem ainda outros modelos, como termostato simples, com temporizador cíclico ougerenciamento de degelos, disponíveis na Linha Black (Design sofisticado, 6 teclas, sistema de fixação diferenciado) e Linha Prime K114, controlador com função de rampa e patamar (com frontal em black piano e design exclusivo).

Você é consumidor de cervejas artesanais? Fabrica cervejas e utiliza termostatos?

Conheça os controladores de temperatura Ageon clicando aqui

**

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Léo disse:

    É Recomendável o uso do sensor dentro da cerveja, pelo buraco do ailock? O sensor é alimentício?

    Olá, Léo
    Como vai?
    O mais recomendado é utilizar um poço termométrico. Este post possui uma descrição do que é e de quando utilizar um poço termométrico.

    Adriano moura disse:

    Boa tarde como configuro o termostato para a geladeira ficar ligada mais tempo. demora muito pra resfriar.

    Olá Adriano, como vai?
    Se o seu controlador for Ageon você pode entrar em contato direto com nossa equipe técnica. Dessa forma poderemos ajudá-lo a configurar seu aparelho.

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Vera Silva disse:

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Ricardo disse:

    Eu venho gostando cada vez mais de cervejas artesanais, sempre busco me informar sobre o assunto, e o seu artigo realmente é muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.