Tire suas dúvidas sobre Controladores para Aquecimento Solar

21/02/2018 - Aquecimento Solar

Tire suas dúvidas sobre Controladores para Aquecimento Solar

Os controladores de temperatura utilizados em sistemas de aquecimento solar se diferenciam dos demais controladores do mercado. Eles possuem diversas particularidades, desde a lógica de funcionamento até a função de suas saídas a relé. Neste post vamos esclarecer essas particularidades e apresentar todos os detalhes de controladores para aquecimento solar.

Controle de Temperatura

O controle de temperatura em sistemas de aquecimento solar costuma ser realizado de forma diferente de outras aplicações. Na maioria dos casos o controle é feito pela diferença de temperatura entre os coletores e o reservatório ou piscina. Por esse motivos os controladores para esta aplicação são chamados de controladores diferenciais de temperatura, ou CDT. De modo geral, o controlador aciona uma bomba de circulação sempre que a diferença de temperatura entre o coletor e o reservatório ultrapassa um valor definido, estabilizando a temperatura destes dois pontos. Você pode ver mais detalhes sobre o que é um controlador diferencial neste post.

Apoio

Em alguns sistemas de aquecimento solar existe a necessidade de utilizar apoios. Os apoios servem para aquecer a água nos casos em que a incidência de Sol não é suficiente para manter a água na temperatura desejada. Geralmente o apoio pode ser uma resistência elétrica, um aquecedor a gás ou um trocador de calor. Existem ainda situações em que são utilizados dois ou mais apoios simultâneos, na maioria das vezes em aplicações com grande volume de água, como hotéis e pousadas. Os controladores com função de apoio possuem uma saída a relé que é acionada sempre que a temperatura da água em determinado ponto esteja abaixo de um valor predefinido.

Agenda de Eventos

Os usuários de sistemas de aquecimento solar também podem utilizar a agenda de eventos, recurso presente em alguns controladores. A agenda de eventos permite o agendamento de tarefas automaticamente em determinados dias e horários. Assim, é possível desativar o sistema aos finais de semana, ou ligar o apoio todos dias às 18:00h, por exemplo. Os controladores com este recurso possuem relógio em tempo real, permitindo o ajuste de horários para a realização de tarefas.

Filtragem

Alguns modelos de controladores de temperatura para aquecimento solar também possuem saída para filtragem. Geralmente esses modelos também possuem agenda de eventos, permitindo a filtragem automática em determinados horários do dia. Os controladores com esta função possuem, na maioria dos casos, uma saída a relé que pode ser utilizada para apoio ou para a filtragem.

Controladores para Aquecimento Solar

Agora que você conhece melhor os controladores de temperatura para aquecimento solar, está na hora de decidir qual é o melhor modelo para sua aplicação. Temos um post que irá lhe auxiliar na escolha do seu produto. Acesse este post e descubra qual é o modelo mais adequado para a sua necessidade.

***

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião, crítica ou comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Tire suas dúvidas sobre Controladores para Aquecimento Solar"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.