Termostatos na fabricação de cerveja artesanal

13/08/2015 - Cerveja Artesanal, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Termostato para fabricação de cerveja

O brasileiro é um povo apaixonado por cerveja e a prova disso é a ascensão pela qual esse mercado vem passando. A produção de cerveja no Brasil cresceu 64% nos últimos 10 anos, produzindo anualmente cerca de 13,4 bilhões de litros (segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal). As cervejas artesanais, importadas e premium correspondem a 5% desse número, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja.

A fabricação de cervejas artesanais cresce consideravelmente em várias regiões do país. Diversas lojas especializadas e fóruns na internet surgem sobre o assunto, visando atender o público composto tanto de fabricantes profissionais quanto os amadores, que fazem da fabricação de cerveja um hobby.

Configure Fácil - Assistente de Configuração dos Controladores Ageon

Controle de temperatura e cervejas artesanais

O controle de temperatura é fundamental em algumas fases da produção de cervejas artesanais, visto que pode interferir diretamente em suas propriedades, como a densidade e a graduação alcoólica. As chamadas rampas de temperatura utilizadas na etapa de brassagem ou mesmo a refrigeração adequada durante a fermentação são situações onde a utilização de um termostato digital é indicada, garantindo maior controle dos processos e, consequentemente, do produto final obtido.

A Ageon fabrica termostatos digitais para várias aplicações, entre elas a produção de cervejas. Os modelos G105 e H105, por exemplo, possuem duplo estágio. Ideais para regiões com grande oscilação de temperatura, esses termostatos gerenciam o acionamento de um sistema de refrigeração e de aquecimento quando a temperatura sai da faixa programada. Existem ainda outros modelos, como termostato simples, com temporizador cíclico ou gerenciamento de degelos, disponíveis na Série G (com frontal emborrachado), na Série H (com sistema de fixação diferenciado) e Linha Prime (com frontal em black piano e design exclusivo).

***

Você é consumidor de cervejas artesanais? Fabrica cervejas e utiliza termostatos?

Deixe sua opinião, sugestão ou comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Moisés Silva disse:

    Sou leitor nº um e adoro suas postagens. Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.