Termostatos Digitais para a Automação de Aquários

22/10/2015 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Termostatos Digitais para Aquários

Aquários ornamentais estão presentes em diversos lares brasileiros. Apesar de ser um item interessante mesmo com fins decorativos, aquários requerem cuidados e conhecimento sobre o assunto para que os peixes se mantenham saudáveis.

Entre as precauções necessárias para o bom funcionamento do aquário estão a qualidade da água (pH e toxidade, por exemplo), oxigenação, limpeza, iluminação, temperatura, entre outras. Muitas espécies de peixes não são resistentes a variações no ambiente, necessitando de um espaço controlado para se desenvolverem.

 

Termostatos digitais em aquários

Os termostatos digitais atualmente fazem muito mais do que controlar a temperatura de um ambiente, possuindo uma série de recursos muito úteis para aquários. Esses recursos permitem que processos antes realizados de forma manual, possam ser automatizados, poupando tempo e evitando preocupações.

Existem modelos de termostatos digitais com temporizador cíclico. Essa função permite o acionamento de dispositivos a partir de um ciclo de tempo programável. Assim, é possível automatizar a iluminação do aquário, ligando ou desligando automaticamente a cada 12 horas, por exemplo.

Os termostatos digitais de duplo estágio, entretanto, são indicados para aquários com peixes sensíveis à temperatura ou regiões com grande variação térmica. Esse tipo de termostato mantém a temperatura entre uma faixa programada, acionando o aquecedor quando a temperatura está abaixo da mínima ou ventoinhas (ou coolers) quando a temperatura está acima da máxima.

Alguns termostatos digitais atuais possuem design aprimorado, desenhados para uso residencial. É o caso dos modelos da Linha Prime, que são indicados para aquários com o termostato aparente. Esse aparelho deixa de ser apenas um dispositivo de controle e passa a ser um detalhe elegante, exibindo a temperatura da água e agregando valor ao aquário no qual é aplicado.

De modo geral, utilizar termostatos digitais em aquários traz uma série de vantagens. Além da temperatura controlada, alguns modelos possibilitam o controle de iluminação, monitoramento via internet (com o sistema ArcSys, por exemplo), entre diversos outros benefícios.

***

Você possui aquários em sua casa? Acha que termostatos digitais facilitam os cuidados com aquários?
Deixe sua opinião, sugestão ou comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Moacir pereira disse:

    Estou cada vez mais muito interessado em todos os assuntos que são abordados pela ageon. Cada artigo aprendo um pouco mais sobre seus produtos. Como eletricista pra esta sendo muito útil. Só tenho que agradecer. Valeu…

    Olá Moacir,

    Nós ficamos muito felizes em saber que você acompanha nossos posts e que se interessa em aprender mais sobre nossos produtos. A Ageon é que lhe agradece por isso.
    Fique à vontade para comentar nos artigos, enviar suas dúvidas e sugestões de pauta. Estamos sempre em busca de novos assuntos de interesse.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.