Termocirculador – Controle de Temperatura na Culinária

23/02/2016 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Controlador de Temperatura para Termocirculador Sous Vide

Os controladores de temperatura estão presentes até mesmo no setor culinário. Uma tendência recente nos restaurantes brasileiros é a utilização de termocirculadores. Você sabe o que é e como funciona um termocirculador?

Termocirculador é um aparelho usado para o cozimento de alimentos através de um processo conhecido como Sous Vide, em que os alimentos são selados a vácuo antes de serem cozidos. Esse processo evita a perda de sabor e umidade do alimento, além de permitir o cozimento por igual. Além disso, o aparelho permite que o alimento seja cozido em uma temperatura específica, por um tempo determinado. Devido a essas vantagens, termocirculadores vem ganhando muito espaço entre chefs de cozinha.

 

Como funciona um Termocirculador?

Geralmente os termocirculadores são compostos de três elementos principais: dispositivo de aquecimento, bomba d’água e termostato.

O dispositivo de aquecimento costuma ser uma resistência elétrica para aquecer a água onde os alimentos serão submersos.

A bomba serve para fazer a circulação da água no recipiente. Sua função é essencial para que a água fique com uma temperatura homogênea. Se não houvesse uma bomba, a água próxima à resistência elétrica  ficaria muito mais quente, enquanto nas paredes do recipiente a água permaneceria fria, prejudicando o processo Sous Vide.

O termostato é um dos itens mais importantes em um termocirculador. É através dele que é definida a temperatura desejada para o cozimento. A partir dessa informação, o termostato aciona o dispositivo de aquecimento somente o suficiente para atingir a temperatura configurada.

 

Termostatos Ageon em Termocirculadores

A Ageon possui modelos de termostatos indicados para termocirculadores. No programa The Taste Brasil do canal GNT, por exemplo, foram utilizados termocirculadores com termostatos Ageon.

Entre os termostatos da Ageon que podem ser utilizados em termocirculadores, destacam-se:

• O modelo K101, da Linha Prime, é um termostato recomendado para aplicações onde é necessário precisão no controle de temperatura sem abrir mão de um design elegante. Possui frontal em black piano e teclas integradas ao painel.

• O modelo G101 possui frontal emborrachado resistente a jatos d’água (IP65). Além disso o G101 ainda apresenta uma instalação simplificada e fácil parametrização.

• Já o modelo H101 possui um formato diferenciado e exclusivo sistema multifixação. Pode ser fixado em superfície plana, trilho DIN e furo Ø60mm.

Os modelos citados atuam de -50°C a 100°C e possuem display colorido com opção de alarme visual.

***

Você utilizar termocirculadores? Sabia que os termostatos Ageon podem ser utilizados nesses aparelhos?

Deixe seu comentário.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Termocirculador – Controle de Temperatura na Culinária"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.