Configurando temperatura e umidade com o controlador K103 PID U

06/03/2019 - Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras
Controle de Temperatura e Umidade com o Controlador K103 PID U

O controle de temperatura e umidade é utilizado em diversas aplicações, desde chocadeiras até câmaras de maturação para charcutaria, por exemplo. Neste post vamos demonstrar passo a passo como ajustar a temperatura e a umidade com o controlador K103 PID U.

K103 PID U – Controle de temperatura e umidade

Temperatura e umidade da chocadeira no controlador K103 PID U

Depois que seu controlador estiver devidamente instalado, é hora de configurar os setpoints de temperatura e umidade. No passo a passo abaixo descrevemos como ajustar esses dois parâmetros:

  1. Com o controlador na tela principal, pressione a tecla CIMA uma vez.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 1

  2. O visor irá exibir “ST1”, ou seja, o setpoint de temperatura. Pressione a tecla SET e a mantenha pressionada.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 2

  3. O visor irá exibir o setpoint de temperatura atual. Ainda com a tecla SET pressionada, utilize as teclas CIMA e BAIXO para alterar o setpoint de temperatura.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 3

  4. Depois de alcançar o valor de temperatura desejada, solte todas as teclas.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 4

  5. O visor irá exibir novamente “ST1”. Pressione a tecla CIMA outra vez.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 5

  6. O visor irá exibir “ST2”, ou seja, o setpoint de umidade. Pressione a tecla SET e a mantenha pressionada.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 6

  7. O visor irá exibir o setpoint de umidade atual. Ainda com a tecla SET pressionada, utilize as teclas CIMA e BAIXO para alterar o setpoint de umidade.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 7

  8. Depois de alcançar o valor de umidade desejada, solte todas as teclas.

    Controle de Temperatura e Umidade - Passo 8

  9. Pronto! As configurações de temperatura e umidade foram realizadas. Depois de alguns segundos sem pressionar nenhuma tecla o controlador voltará a exibir a temperatura e a umidade medidas pelo sensor.

Tudo sobre Controladores de Temperatura para Chocadeira

Saiba mais sobre o controlador K103 PID U

Os controladores de temperatura e umidade K103 PID U foram desenvolvido especialmente para trazer mais eficiência no controle de temperatura e umidade. Por isso esse modelo possui três saídas: uma para temperatura, uma para umidade e uma saída auxiliar.

A saída de temperatura possui controle PID, ou seja, aciona uma resistência de forma proporcional à necessidade. Isso garante muito mais precisão e estabilidade no controle térmico. Porém, esta saída também pode ser utilizada para refrigeração. Dessa forma ela pode acionar um compressor, por exemplo, atuando como controlador on-off.

A saída de umidade é uma saída a relé que pode ser ligada a um umidificador ou desumidificador, por exemplo. No caso de chocadeiras, é comum ser ligado a uma resistência submersa. Se você deseja saber como controlar a umidade dentro da chocadeira, este post pode ser útil.

Já a saída auxiliar do controlador K103 PID U possui diversas funções. Embora geralmente seja utilizada para acionamento do motor de viragem dos ovos em chocadeiras, essa saída permite também a configuração de um segundo estágio de temperatura ou umidade.


Deixe sua dúvida, sugestão ou opinião nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Willian disse:

    Queria saber como mudar a rotação do motor de rolagem, do k-103 pid u. Não achei em lugar nenhum!

    William, agradecemos a sua mensagem. Para esclarecer melhor a sua dúvida, pedimos que o senhor, por favor, entre em contato com o nosso suporte:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430

    Arthur disse:

    Olá, gostaria de saber se consigo usar esse modelo em uma geladeira Consul Facilit frost free crb36. Necessito controlar a temperatura e a umidade do espaço interno. Esse modelo suporta controlar uma geladeira?

    Olá, Arthur
    Como vai?

    O controlador K103 PID U pode ser utilizado sim para controle de temperatura e umidade em geladeiras. Temos um post que fala justamente sobre Controle de temperatura em geladeira para fermentação de cerveja, por exemplo.
    Caso deseje saber mais detalhes sobre nossos produtos, você pode entrar em contato direto com nossa equipe comercial através do telefone (48) 3028-8878.

    luan disse:

    Boa noite !
    consigo fazer o monitoramento online deste controlador ?

    Olá, Luan
    Tudo bem?

    O controlador K103 PID U não possui compatibilidade com o sistema de monitoramento ArcSys. No entanto você pode monitorar a temperatura online através de um dos três sensores de temperatura que acompanham o ArcSys.
    Assim, com um único ArcSys você pode monitorar a temperatura de até três pontos em uma mesma tela.
    Caso deseje mais informações sobre o sistema de monitoramento ArcSys, entre em contato conosco. Nossa equipe poderá tirar suas dúvidas e apresentar todos os recursos dessa ferramenta:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Anderson disse:

    Bom dia!
    Eu tenho um termostato desse, Agron, porém, acho que o meu não tem o controlador de umidade. Não aparece nenhuma das orientações acima no visor dele. Muito menos da umidade. Apenas da temperatura.

    Isso é possível? No caso, o meu tem apenas o controlador de temperatura?
    Estou pensando em trocá-lo por outro.

    Olá Anderson, como vai?
    É possível que o seu controlador seja do modelo K103 PID, que não possui controle de umidade. O modelo que possui este recurso é o K103 PID U.
    Caso possua dúvidas sobre os modelos e configurações, nossa equipe de suporte técnico está à disposição para ajudá-lo através dos seguinte canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.