Significado dos códigos no display do AutomaSol

31/05/2017 - Aquecimento Solar

Significado dos códigos no display do AutomaSol

Os controladores de temperatura AutomaSol vêm ganhando espaço no mercado de aquecimento solar principalmente pela sua praticidade. No entanto, mesmo com a facilidade na instalação e utilização, esses controladores possuem uma série de recursos, como parâmetros de segurança, funções de proteção, entre outros.

 

Significado dos códigos no display do AutomaSol

Além da temperatura dos coletores, do reservatório ou o diferencial, os controladores AutomaSol podem apresentar alguns códigos em seu display. Esses códigos informam possíveis erros ou situações nas quais o sistema se encontra. Na  lista abaixo é possível identificar esses códigos e o significado de cada um deles.

E1 ou E2 – Erro no sensor

Caso seu AutomaSol apresente E1 ou E2 no display, isso significa que há algum erro em um dos sensores. E1 é referente ao sensor dos coletores, enquanto E2 é referente ao sensor do reservatório ou piscina. Em ambas as situações as causas podem ser a má conexão do sensor com o aparelho, danos no cabo do sensor, oxidação, entre outros. Geralmente o problema pode ser resolvido ligando corretamente o sensor ao aparelho ou fazendo a substituição por outro sensor Ageon. O esquema de ligação pode ser visto neste post.

P0 intermitente – Proteção anticongelamento dos coletores

Quando a proteção anticongelamento dos coletores é ativada, o display intercala a temperatura e o código P0. Isso significa que a temperatura dos coletores ficou abaixo do valor definido neste parâmetro. O AutomaSol então aciona a bomba, geralmente pelo tempo definido no parâmetro P5. Dessa forma a água percorre toda a tubulação, evitando que os coletores congelem.

P1 intermitente – Proteção contra superaquecimento dos coletores

Caso o display intercale a temperatura com o código P1, significa que a proteção contra o superaquecimento dos coletores foi acionada. Isso ocorre quando a temperatura dos coletores ficou acima do valor definido neste parâmetro. Nestes casos o AutomaSol impede que a bomba de circulação seja acionada até que a temperatura nos coletores volte a um valor abaixo do parâmetro P1. Dessa forma o sistema evita que água muito quente circule pela tubulação, causando danos em tubos de PVC ou mesmo prejudique o conforto do usuário.

 

Quando as proteções P0 e P1 forem identificadas no display, é possível remover a indicação pressionando a tecla “SET”. As proteções continuarão ativadas, porém o display exibirá apenas a temperatura.

Em qualquer um dos três casos apresentados neste post, a Ageon recomenda entrar em contato com seu instalador.

***

Você possui alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre este artigo?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Significado dos códigos no display do AutomaSol"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.