Como fixar o sensor de temperatura no resfriador de leite?

17/07/2019 - Refrigeração

Você possui problemas de congelamento no tanque resfriador de leite? Ou seu termostato apresenta problemas com pouco tempo de uso? Talvez a solução para ambos os casos esteja na fixação do sensor de temperatura. No post abaixo você verá como a fixação incorreta do sensor pode interferir no funcionamento do tanque de leite e também como é a forma correta de fixar o sensor.

Problemas da fixação incorreta do sensor de temperatura

Em primeiro lugar é importante esclarecer o quanto a fixação incorreta do sensor pode ser prejudicial ao equipamento. Em muitos casos o sensor é instalado dentro do tanque e fica em contato direto com o leite. Apesar de muitos sensores serem resistentes à submersão, não é uma boa prática mantê-lo em contato direto com líquidos. São vários os motivos para esta recomendação, mas vamos focar em apenas um: a integridade do sensor.

Durante a instalação o sensor de temperatura pode sofrer alguns danos. Acontece que um sensor de temperatura, mesmo que resistente à submersão, pode sofrer com a ação de umidade e oxidação caso esteja danificado de alguma forma. Por isso é extremamente recomendado não pressionar ou perfurar o sensor. Em alguns casos os danos não são visíveis, porém ainda assim prejudicam o sensor. O resultado disso é uma leitura incorreta de temperatura, que pode causar inclusive a perda de todo o leite presente no tanque.

Outro tipo de instalação incorreta é a fixação do sensor diretamente na parede externa do tanque. Existem casos em que o sensor é colado à parede do tanque e são utilizados alguns recursos para que haja um isolamento térmico. Geralmente são utilizadas fitas ou isopor, por exemplo, diminuindo o contato do sensor com o ar. O problema desse tipo de situação é que a temperatura medida pelo sensor não corresponde à temperatura real do leite. Isso ocorre porque, por mais que haja uma tentativa de isolamento térmico, estes métodos não são eficientes. Dessa forma, o sensor costuma apresentar uma temperatura maior do que a temperatura do leite. Como resultado, são comuns problemas de congelamento do leite.

Como fixar o sensor corretamente?

Uma das possíveis soluções para evitar os problemas citados acima é a utilização de um poço termométrico.

O poço termométrico permite a medição da temperatura de líquidos sem o contato direto com o sensor e de uma forma confiável. Os poços termométricos são fabricados em materiais metálicos, já que estes materiais são bons condutores térmicos. Assim, mesmo sem contato com o líquido, o sensor identifica uma temperatura muito mais próxima à temperatura real do leite. Como não há submersão, os problemas com umidade também são muito menos prováveis.

A instalação de um poço termométrico é bastante simples. Basta furar a parede lateral do tanque e fixar as duas partes. A maioria dos poços termométricos possuem vedação de anéis de borracha para evitar o vazamento de líquidos. Após fixado, basta inserir o sensor no poço termométrico. A imagem abaixo demonstra como realizar esta instalação:

Como fixar o sensor de temperatura no resfriador de leite?


Muito mais do que o sensor de temperatura

Para que o tanque resfriador de leite funcione perfeitamente não basta se atentar apenas ao sensor de temperatura. É necessário também observar o funcionamento do agitador, por exemplo, ou ainda proteger o compressor em caso de variações de tensão. Por isso é tão importante selecionar um termostato de qualidade. E é nesse ponto que a Ageon pode ajudar.

Os termostatos digitais da Ageon para resfriadores de leite fazem o acionamento automático do compressor para manter o leite sempre na temperatura correta. Além disso, também possuem uma saída para acionamento do agitador e monitor de tensão incorporado para proteção do equipamento. São dois formatos disponíveis: o modelo G104 Color, em formato retangular e com frontal resistente a jatos d’água, e o modelo H104 Color, com formato exclusivo que permite a instalação através de furo serra copo.


O que achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Antônio Henrique Ramos Bastos disse:

    Boa amigo, sim a utilização do poço é a melhor opção, porém faltou um esclarecimento, que foi, qual a altura ideal do sensor no resfriador,.se ele estiver entrando por cima ou lateralmente, coloco o sensor, em baixo no meio ou Emais em cima do meio.?.?

    Gustavo Vieira disse:

    Olá, o posicionamento do sensor tem haver com o projeto do próprio resfriador de leite, o sensor deve ser instalado onde a leitura será a melhor.
    Temos um post no Blog Ageon que pode ajudar a escolher a melhor posição. Você pode acessá-lo em https://blog.ageon.com.br/cuidados-com-o-sensor-de-temperatura/

    Astor Franke disse:

    Olá.
    Faço manutenção em resfriadores de leite.
    Gostaria de saber se essa prática é permitido por todas as empresas que compram o leite e que material é feito é inox.
    E a vedação é segura sem riscos de vazamento.
    Aguardo resposta.
    Obrigado.

    Marketing Ageon disse:

    Olá, Astor
    Como vai?
    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sobre a sua dúvida. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui

    Edemar disse:

    Nossa muito interessantes esse modelo show bola

    Raimundo Fernandes Passos disse:

    Gostei muito desse acessórios é muito mais eficiente do que o sistema de fixação na carcaça do tanque, pra mim é uma novidade importante.

    Olá Raimundo, tudo bem?
    Ficamos felizes que tenha gostado da dica. Dessa forma o sensor de temperatura do tanque terá uma eficiência ainda melhor e sua vida útil também será aumentada.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.