Relógio em Tempo Real: o que é e para que serve?

29/06/2016 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração

Controladores de temperatura com relógio em tempo real

Muitos modelos de termostatos digitais da Ageon possuem funções extras, além do controle de temperatura. Já citamos alguns exemplos, como os termostatos com funções de temporização ou com monitor de tensão. No post de hoje falaremos sobre uma função que pode ser utilizada em várias aplicações: o Relógio em Tempo Real.

O relógio em tempo real também é conhecido como RTC (Real Time Clock). Este recurso está presente em diversos modelos de controladores da Ageon e permite ajustar o horário do dia nos aparelhos.

 

Qual a vantagem do Relógio em Tempo Real?

A grande vantagem de utilizar controladores de temperatura com RTC é a possibilidade de programar eventos em horários específicos do dia. Esta função é conhecida como Agenda de Eventos. Além do horário, é possível configurar também os dias da semana em que o evento deve ocorrer (segunda à sexta, segunda à sábado, sábado e domingo ou todos os dias).

São diversas as aplicações em que a agenda de eventos atrelada ao relógio em tempo real pode ser utilizada. Em um supermercado, por exemplo, ela permite programar o degelo das câmaras frigoríficas para todos os dias, no horário em que o estabelecimento estiver fechado. Outro exemplo seria utilizar a agenda de eventos para acionar o apoio do aquecimento solar de segunda à sexta, às 18:00hs.

 

Quais controladores possuem Relógio em Tempo Real e Agenda de Eventos?

Entre os controladores de temperatura da Ageon que possuem este recurso estão o SmartSet ONE S106, o G108 CK, o SolarTouch SL2 e o SolarTouch SL3.

O SmartSet ONE S106 é destinado para câmaras frigoríficas. Neste modelo o relógio em tempo real é utilizado para agendamento dos degelos em horários programados. O aparelho permite a configuração de até 8 degelos em frequências diferentes. O SmartSet ONE S106 realiza o controle de temperatura, dos ventiladores, do degelo e da iluminação. Possui a versão SmartSet ONE S106 Web, que pode ser monitorada via internet através do ArcSys.

O modelo G108 CK é um controlador diferencial de temperatura para aquecimento solar. Seu relógio em tempo real permite configurar o tempo de funcionamento do apoio ou o tempo em que o sistema deve ficar desativado. O G108 CK possui frontal emborrachado resistente a jatos d’água e display colorido com alarme visual.

Os modelos SolarTouch SL2 e SolarTouch SL3 são controladores diferencias de temperatura indicados para sistemas de aquecimento solar. Ambos os modelos possuem relógio em tempo real com agenda de eventos para desativação do sistema ou acionamento do apoio. O modelo SolarTouch SL3 ainda permite a programação de eventos para sua 4ª saída, que pode ser utilizada para recirculação ou filtragem. A linha SolarTouch é composta de controladores touchscreen para aquecimento solar. Possuem display de LCD 3,5″ e design clean para uso residencial.

***

Você já conhecia os benefícios do relógio em tempo real nos controladores de temperatura?

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Maria Silva disse:

    Muitoo bom o artigo, bastante exclarecedor e interessante!Obrigadoo e parebns, vou seguir o sitee 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.