Dica de instalação: posição do inversor de frequência no Climatizador

10/04/2019 - Climatizadores

Você sabia que a posição do inversor de frequência no climatizador interfere no seu funcionamento? Dependendo de como o dispositivo é instalado, pode ser mais ou menos provável que hajam problemas relacionados a superaquecimento ou oxidação. Por isso reunimos neste post as principais dicas de posicionamento do inversor de frequência no climatizador. Você vai ver como instalar o inversor de forma correta para evitar problemas e aumentar sua vida útil.



Sobre o inversor de frequência

As características do inversor de frequência determinam como sua instalação deve ser realizada. O design do inversor pode ser projetado para que a instalação seja realizada dentro ou fora do climatizador, por exemplo. Neste post vamos falar sobre a instalação do inversor IRX Pro, da Ageon. Como este produto foi desenvolvido especialmente para climatizadores, toda a sua estrutura foi otimizada para esta aplicação. Desde o design até a forma como as conexões são realizadas foram pensados para a máxima eficiência no climatizador. Por este motivo as dicas abaixo mostram como, mesmo um produto otimizado, pode ter sua performance melhorada de acordo com a instalação.

A ventilação do inversor de frequência

O funcionamento normal de um inversor de frequência gera calor. Por isso muitos modelos de inversores possuem ventoinhas que dissipam o calor gerado. O problema nestes casos é que, como há fluxo de ar no interior do aparelho, é impossível a instalação dentro climatizador. Como esses inversores não possuem nenhum tipo de vedação, a entrada de umidade causaria oxidação no equipamento.

O inversor IRX Pro não possui ventoinhas e por isso seu gabinete é vedado para dificultar a entrada de umidade. Dessa forma o inversor pode ser instalado no interior do climatizador sem que haja risco de oxidação. No entanto, pode surgir a dúvida: se o inversor não possui ventoinhas e é vedado, como o calor é dissipado?

A resposta para essa pergunta é simples. O inversor IRX Pro utiliza a ventilação do próprio climatizador para dissipar o calor. O aparelho possui um dissipador de alumínio projetado para ser resfriado rapidamente pelo fluxo de ar proveniente das hélices. Assim, é possível instalar o inversor no interior do climatizador evitando-se problemas como umidade ou calor excessivo.

O cuidado fica por conta do posicionamento do inversor no climatizador. O IRX Pro deve ser instalado de forma que o fluxo de ar passe através do dissipador de alumínio. Por isso, ele deve ficar posicionado com uma lateral voltada para o painel evaporativo e outra lateral voltada para as hélices.

Cuidados com a umidade no interior do climatizador

O ambiente no interior do climatizador é úmido devido ao seu próprio funcionamento. Por isso, quando o inversor é instalado dentro do climatizador ele deve ser muito bem vedado. Como se trata de um dispositivo eletrônico, a entrada de umidade causa danos ao produto devido à oxidação.

O inversor IRX Pro possui gabinete com vedação justamente para resistir à umidade no interior do climatizador. O gabinete não possui entradas de ar e até mesmo as saídas dos fios possuem passa-cabos de borracha para evitar a entrada de água.

Evitando entrada de umidade no inversor de frequência no climatizador

Para que a proteção do inversor seja eficiente, ele deve ser instalado na vertical. Isso porque o design do IRX Pro foi projetado para que a água escorra pelo produto naturalmente devido à ação da gravidade. Caso o inversor seja utilizado na horizontal pode haver acúmulo de água e então basta uma falha no passa-cabos para que a água se infiltre no aparelho. Se o inversor estiver na vertical, com sua base voltada para baixo, essa infiltração dificilmente aconteceria.

Proximidade com o motor e com o reservatório

Um outro cuidado que deve ser tomado ao instalar o inversor de frequência no climatizador é a proximidade com o motor e com o reservatório. Recomenda-se que o inversor seja fixado a pelo menos 10 centímetros de distância do motor. Isso porque o motor aquece durante o funcionamento, podendo superaquecer o inversor.

Em relação ao reservatório também é recomendada uma distância de segurança para o inversor de frequência. Muitos climatizadores evaporativos possuem o reservatório em toda a sua base. Como a água no reservatório pode se agitar em todas as direções, é recomendado que o inversor seja posicionado a uma distância segura, ainda que possua vedação.

Como posicionar o inversor corretamente?

Nos tópicos acima listamos as principais razões pelas quais é importante se atentar ao posicionamento do inversor. Já as imagens abaixo listamos as principais dicas de como instalar o inversor de frequência IRX Pro dentro do climatizador evaporativo.

O que evitar

Para mais informações sobre a instalação dos inversores IRX Pro, acesse este post e veja o vídeo de instalação.


Deixe seu comentário sobre este post no formulários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Dica de instalação: posição do inversor de frequência no Climatizador"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.