Placa Inversora ou Inversor de Frequência: qual a melhor opção?

14/09/2016 - Dicas Ageon, Esteiras Ergométricas, Inversores de Frequência

Placa Inversora ou Inversor de Frequência qual a melhor opção

Se você trabalha no ramo de manutenção de esteiras ergométricas provavelmente já se deparou com os termos “placa inversora” ou “inversor de frequência”. Apesar de diferentes termos, ambos se referem ao mesmo produto, que serve para controlar a velocidade de motores de indução trifásicos. Acontece que no ramo de fitness há uma diferenciação informal que distingue os inversores de frequência das placas inversoras.

Apesar de tecnicamente se tratarem de um mesmo produto, no ramo de fitness os termos “inversor de frequência” e “placa inversora” servem para diferenciar os produtos comuns de mercado dos inversores próprios para esteiras ergométricas

Apesar de tecnicamente se tratarem de um mesmo produto, no ramo de fitness os termos “inversor de frequência” e “placa inversora” servem para diferenciar os produtos comuns de mercado dos inversores próprios para esteiras ergométricas

No jargão do mercado, o termo “inversor de frequência” é mais utilizado para se referir aos inversores comuns, para automação. Geralmente são aparelhos fechados em uma estrutura plástica, com display eletrônico e uma série de parâmetros configuráveis. Apesar de funcionarem em esteiras ergométricas, esses produtos não são desenvolvidos especificamente para esta finalidade. Inversores de frequência são utilizados em máquinas de diversos tipos e por esse motivo possuem muitos recursos que não são necessários quando instalado em uma esteira.

O termo “placa inversora” é comumente utilizado para designar os inversores específicos para esteiras ergométricas. Na maior parte das vezes, as placas inversoras não apresentam display eletrônico ou parâmetros configuráveis. Isso ocorre porque foram desenvolvidas para acionar o motor de acordo com os comandos enviados pelo painel da esteira. Geralmente as placas inversoras apresentam um formato diferenciado dos inversores de frequência comuns, facilitando sua fixação na esteira ergométrica.

Apesar de muito utilizada, a expressão “placa inversora” é apenas um jargão de mercado e não um termo técnico. Tecnicamente o termo “inversor de frequência” é o mais correto em ambos os casos.

 

Qual a vantagem de utilizar uma Placa Inversora?

Placas inversoras apresentam muitas vantagens para técnicos em manutenção de esteiras ergométricas. Diferente dos modelos de inversores de frequência tradicionais, as placas inversoras são desenvolvidas especialmente para esta aplicação.

A principal vantagem de uma placa inversora em relação a um inversor de frequência tradicional é sua praticidade. Por não haver a necessidade de parametrização, as placas inversoras exigem menos tempo dos técnicos e estão menos suscetíveis a erros de configuração.

Outra característica das placas inversoras é que elas são projetadas para serem controladas pelo painel das esteiras ergométricas. Existem painéis que funcionam de diferentes modos (teclado, frequência e serial) e existem placas compatíveis com todas estas opções.

Além das características citadas anteriormente as placas inversoras também protegem o motor em situações adversas, da mesma forma que os inversores de frequência comuns.

 

Placas inversoras da Série IEX

A Série IEX70 foi desenvolvida pela Ageon especialmente para as esteiras ergométricas profissionais. Compatível com os principais modelos do mercado, os inversores IEX70 possuem alimentação bivolt (110V ou 220V) e funcionam nos modos teclado, frequência ou serial. Ainda possuem diversos diferenciais, como formato compacto, gabinete de proteção e cooler de rolamento. Por esses e outros motivos os inversores de frequência IEX70 se caracterizam como a melhor opção para esteiras ergométricas.

***

Você já conhecia as placas inversoras para esteiras ergométricas?

Deixe sua dúvida, crítica ou sugestão no formulário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Anderson grasseli disse:

    Sou aqui do Espirito Santo e já sou cliente a cerca de 3 anos! Super recomendo este inversor! Parabenizo o atendimento da minha vendedora que sempre me atende bem “LUCIANA”

    Muito obrigado pelo seu comentário, Anderson.
    Sua opinião é muito importante para a Ageon e comentários assim nos motivam a continuar sempre melhorando e oferecendo soluções de qualidade aos nossos clientes.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Jorge Luiz disse:

    gostaria de saber se existe alguma placa que faça apenas o movimento da maquina de lavar: faz gira para direita e esquerda o motor. abraço Jorge luiz

    Olá Jorge, tudo bem?
    Para responder a esta dúvida recomendamos entrar em contato direto com nossa equipe de suporte técnico. Nossas equipe poderá identificar exatamente sua necessidade e, se for o caso, indicar o melhor produto para sua aplicação.
    Você pode entrar em contato conosco pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    EDSON INÁCIO DA SILVA disse:

    o inversor de frequencia CFW 10 DA WEG usado na esteiras da brudenn exige um determinado parâmetro para funcionar.
    este da AGEON funciona com o mesmo parâmetro ou é um parâmetro diferente?
    Caso seja diferente vocês fornecem o parâmetro determinado por cada marca de esteira?

    Olá Edson

    Os inversores de frequência da Série IEX foram desenvolvidos especialmente para esteiras ergométricas. Por esse motivo não é necessário configurar nenhum parâmetro para que o inversor funcione corretamente.
    Basta realizar a instalação seguindo as recomendações do manual técnico e se atentando às especificações do motor. Também é importante verificar o modo de funcionamento do painel, que pode ser teclado, frequência ou serial.

    Acesso o manual do produto para mais informações (http://www.ageon.com.br/manuais/manual-serie-iex.pdf).

    Caso possua alguma dúvida em relação aos inversores da Série IEX, nosso suporte técnico está à disposição para ajudá-lo através do telefone (48) 3028-8878.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.