O que faz e como funciona a função multispeed no inversor de frequência?

26/04/2019 - Como Configurar, Inversores de Frequência
O que faz e como funciona a função Multispeed no inversor de frequência?

Se você está precisando configurar uma multispeed ou até mesmo está estudando o assunto e ainda está com dúvidas, este post é para você. Ao final do post foi montado um passo a passo para um teste que ajudará você a fazer essa primeira parametrização.

Os inversores de frequência são utilizados para controle e variação da velocidade dos motores de indução trifásicos. Isso já foi tema de diversos posts no Blog Ageon. No entanto, a forma de controlar a velocidade pode variar. De acordo com cada aplicação a velocidade pode ser controlada por meio de teclas da interface homem-máquina (IHM), potenciômetros e outros recursos como entradas digitais. No post de hoje vamos falar sobre uma função do inversor de frequência para velocidades predeterminadas: a função multispeed.

O que é a função Multispeed?

Conforme citado acima, a função multispeed é utilizada para que o motor trabalhe em velocidades predeterminadas. Nos inversores Ageon, por exemplo, é possível configurar até 8 velocidades diferentes. Dessa forma, são definidas as frequências em que o motor deve trabalhar em cada velocidade.

Como citamos anteriormente, a função multispeed geralmente é comandada via entradas digitais afim de não utilizar sinais analógicos ou potenciômetros.

Na maior parte dos manuais de inversores de frequência a função multispeed é acompanhada de uma tabela, igual ou similar a figura abaixo:

Tabela função Multispeed - Inversor de Frequência

É possível observar na tabela que são utilizadas somente duas entradas digitais (S3 e S4) para até 4 velocidades. Já para aplicações de 8 velocidades é necessário ativar também via parâmetros a entrada S2.

Diferença da função entre os inversores

Os inversores Ageon XF Standard e YF Standard possuem a função multispeed. No entanto existe uma pequena diferença entre os dois modelos. Resumidamente, no XF Standard a função é comandada somente via entrada digital. Já no YF Standard, além da entrada digital, é possível fazer a seleção da referência nas setas de cima e baixo da IHM. Neste último caso deve-se estar no P01 no momento da seleção.

Função Multispeed no inversor XF Standard

Na série XF a função multispeed é comandada somente via entrada digital, conforme esquema de ligação em conjunto com a tabela de combinação lógica.

Função Multispeed no inversor de frequência XF Standard

Exemplo de parametrização:

P11 e P12 – Rampas de aceleração e desaceleração.
P23 e P24 – Frequência máxima e mínima.
P51 – Corrente de sobrecarga do motor (geralmente está na placa em %).
P61 até P69 – Referencias de velocidade multispeed 1, 2, 3 … 8.
P71 – Seleção de referência da frequência, que neste caso será o valor 3 (multispeed pelas entradas digitais).
P72 – Seleção do comando (quem irá mandar partir o motor? Via botão da IHM = 0, ou via entrada digital?)

Com esse exemplo, já é possível testar a multispeed em seu motor.

Função Multispeed no inversor YF Standard

Os inversores da série YF podem receber a referência via entrada digital, ou selecionada via tecla da IHM no parâmetro P01. Desta forma, cada aperto no botão na seta para cima ou para baixo faz o programa buscar pela próxima referência em sua lista (P61 a 69).

O esquema de ligação continua o mesmo, conforme figura abaixo.

Função Multispeed no inversor de frequência YF Standard

A diferença está na programação, onde está sublinhado:

P11 e P12 – Rampas de aceleração e desaceleração.
P23 e P24 – Frequência máxima e mínima.
P51 – Corrente de sobrecarga do motor (geralmente está na placa em %).
P52 – Corrente máxima.
P60 – Modo de funcionamento de Multispeed (aqui você deve selecionar se serão utilizadas 4 ou 8 velocidades).
P61 até P69 – Referencias de velocidade multispeed 1, 2, 3 … 8.
P71 – Seleção de referência da frequência, que neste caso, poderá ser pelas entradas digitais= 4 ou através da seleção da velocidade seta de cima e baixo na IHM=5 (sendo que para selecionar a velocidade na opção 5, o operador deverá estar no P01 durante o funcionamento do motor).
P72 – Seleção do comando (quem irá mandar partir o motor? Via botão da IHM = 0, ou via entrada digital?)


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