Qual o melhor Quadro de Comando para Câmara Frigorífica?

21/03/2018 - Dicas Ageon, Refrigeração

Qual o melhor Quadro de Comando para Câmara Frigorífica

O quadro de comando é um item essencial para o bom funcionamento de uma câmara frigorífica. Como o nome sugere, os quadros de comando são responsáveis pelo controle das funções da câmara. Isso inclui o acionamento do sistema de refrigeração, dos ventiladores, o gerenciamento de degelo, entre outras funções.

Escolher um bom quadro de comando irá influenciar diretamente no funcionamento da câmara frigorífica. É justamente pela importância deste equipamento que resolvemos criar um post dando dicas de quais aspectos levar em consideração antes de adquirir seu quadro.

 

Quadro de Comando para Câmara Frigorífica: como escolher?

Existem muitas opções de quadros de comando no mercado. Para selecionar a melhor opção para a sua aplicação é importante se atentar a alguns detalhes. Reunimos abaixo os principais fatores que devem ser levados em conta para identificar o produto ideal para a sua necessidade.

Alimentação

Em primeiro lugar é necessário se atentar à alimentação da rede elétrica onde a câmara será instalada. Além da tensão (220V ou 380V, por exemplo), também é necessário identificar se a rede é monofásica ou trifásica. Instalar um quadro em uma rede com características diferentes das especificadas pode danificar ou inutilizar os componentes do sistema, como o compressor ou a resistência de degelo.

Sistema de Refrigeração

Para selecionar o melhor quadro de comando para sua câmara frigorífica é preciso dimensioná-lo corretamente para o sistema de refrigeração utilizado. Isso significa que as especificações do quadro devem estar de acordo com o compressor utilizado. Fatores como a potência e a corrente nominal do compressor são informações essenciais para a escolha do quadro. Dessa forma, um quadro de comando mal dimensionado para o sistema de refrigeração pode não funcionar ou mesmo danificar todo o sistema.

Câmara de Congelados ou Resfriados

Outro aspecto que deve ser levado em conta é a função da câmara frigorífica e o tipo de degelo utilizado. Geralmente nas câmaras de resfriados é mais comum o degelo natural, que consiste basicamente na desativação do sistema de refrigeração em períodos de tempo definidos. Já as câmaras de congelados costumam possuir degelo elétrico ou por gás quente, que exigem o acionamento de uma saída a relé. O quadro selecionado deve estar preparado para o tipo de degelo a ser utilizado na câmara. Câmaras que utilizam degelo elétrico ou por gás quente geralmente necessitam de um contator a mais no quadro de comando.

Modo de Acionamento do Compressor

De modo geral o sistema de refrigeração de uma câmara frigorífica pode ser acionado de duas formas: diretamente pelo compressor ou através de uma válvula solenóide. É importante compreender o modo de acionamento utilizado na câmara, pois isso interfere diretamente na escolha do quadro de comando. Alguns quadros suportam apenas o acionamento direto pelo compressor, enquanto outros suportam apenas o acionamento pela solenóide. Existem também alguns quadros que possuem as duas opções de acionamento, como o SmartSet Max.

 

Dica: Quadros de Comando SmartSet Max

Os quadros de comando SmartSet Max são a solução da Ageon para câmaras frigoríficas. Foram projetados para permitir o controle total da câmara de maneira fácil e prática. Possuem teclas de acesso às principais funções no painel frontal e permitem o controle da refrigeração, do degelo e dos ventiladores.

Quadros de Comando SmartSet Max

São totalmente personalizáveis e possuem diversas opções com alimentação 220V ou  380V, monofásica ou trifásica, para potências de 1,5HP a 5HP, para câmaras de congelados ou resfriados.  Todos os modelos do quadro SmartSetMax permitem o acionamento do compressor de forma direta ou por válvula solenóide. Possuem monitor eletrônico de tensão, assimetria modular e falta de fase (junto do controlador) para proteção do equipamento. Além disso, é possível adquirir o produto com vários componentes adicionais já instalados, como por exemplo:

• Contator do compressor
• Contator do degelo (versão para congelados)
• Relé térmico para proteção do compressor
• Fusíveis de proteção nas três fases

SmartSet Max Componentes Auxiliares

Tudo isso facilita a instalação do quadro de comando, agilizando o trabalho de técnicos e instaladores e reduzindo o tempo necessário para a montagem da câmara. Que tal conhecer mais sobre os quadros de comando SmartSet Max?

***

Deixe sua opinião sobre este post nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Qual o melhor Quadro de Comando para Câmara Frigorífica?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.