Linha Black: os novos controladores de temperatura da Ageon

14/08/2019 - Ageon, Controladores de Temperatura, Refrigeração

Os controladores de temperatura da Linha Black chegaram ao mercado com muitas novidades. São diversos recursos para facilitar a instalação, a configuração e a utilização dos controladores. Neste post você vai conhecer os principais detalhes da Linha Black e perceber como essa linha se destaca dos controladores de temperatura convencionais.

A primeira impressão é a que fica

Em primeiro lugar vamos falar de algo que é percebido logo de início: o design da Linha Black. Seu painel frontal possui acabamento diferenciado, trazendo mais sofisticação para o produto onde será instalado. Seja uma geladeira expositora de bebidas ou uma chocadeira, por exemplo, o produto final ganha pontos em estética ao utilizar um controlador da Linha Black. Além disso, por trás do acabamento de acrílico há um painel emborrachado, que dá ao frontal o grau de proteção IP65 (contra jatos d’água).

Controladores de temperatura Linha Black

Esses aparelhos possuem 6 teclas. Isso é mais do que a maioria dos controladores convencionais. E por que possui mais teclas? A resposta é simples: facilitar a vida de instaladores e dos usuários.

Por possuir mais teclas, a configuração dos controladores da Linha Black se torna mais fácil e rápida. Da mesma forma, esse número de teclas faz com que a utilização seja ainda mais simples, pois permite acesso mais rápido às principais funções do aparelho.

Configuração rápida com a FastKey

Além das teclas do painel, há outra novidade que facilita a configuração dos controladores da Linha Black. A nova chave de programação FastKey permite configurar um grande número de controladores em um curto período de tempo.

FastKey - Chave de Programação Ageon

Com a FastKey, é possível copiar a configuração de qualquer controlador da Linha Black para outros controladores do mesmo modelo. Este recurso é ideal para fabricantes que possuem grandes volumes de produtos configurados da mesma forma, pois agilizam muito a parametrização dos aparelhos.

Duas formas de fixação: presilhas ou parafusos

Grande parte dos controladores convencionais possui a fixação por presilhas. Apesar de ser um processo eficaz, nem sempre é o modo mais fácil para o instalador. Pensando nisso, os controladores da Linha Black possuem uma segunda forma de fixação. Agora é possível fixar os controladores sem ter acesso à sua parte traseira, utilizando parafusos.

Formas de fixação dos controladores da Linha Black

A imagem acima demonstra ambas as opções de fixação. O instalador poderá optar pela alternativa mais adequada de acordo com cada situação.

Ligação elétrica com bornes ou terminais Faston

Outra facilidade dos controladores da Linha Black está na sua ligação elétrica. A maioria dos controladores de temperatura do mercado utiliza a ligação por bornes. Embora eficaz, esse processo exige alguns cuidados de segurança que exigem certo tempo dos instaladores.

Por esse motivo a Linha Black possui modelos com ligação via terminais Faston. Os controladores com terminais Faston facilitam as conexões na linha de montagem, pois não há necessidade de se utilizar chaves de fenda/Philips. Basta crimpar os terminais com um alicate crimpador ou prensa terminal e plugar no terminal do controlador.

Um diferencial do Faston em relação ao borne convencional é a robustez da conexão. Caso um borne não seja parafusado corretamente, o cabo/fio poderá ficar levemente solto e consequentemente gerar um mau funcionamento do sistema, o que pode gerar um curto-circuito. No caso do Faston, a ligação permanece firme e segura.

Controladores para refrigeração com Modo Econômico

Os controladores de temperatura da Linha Black destinados para refrigeração possuem ainda outro recurso. É o Modo Econômico, ou seja, uma função para economia de energia elétrica.

De modo geral, o Modo Econômico permite elevar a temperatura de setpoint em determinadas situações. O modelo A106, por exemplo, possui uma entrada digital para sensor de porta. Por isso é possível configurar o aparelho para entrar em modo econômico quando a porta permanecer fechada por determinado tempo. Em modelos que não possuem entrada digital, como o A102, é possível ativar e desativar o modo econômico pressionando uma tecla em seu painel frontal.

Mais sobre os controladores da Linha Black

A Linha Black será lançada em primeira mão pela Ageon na Febrava 2019. Entre os modelos disponíveis atualmente estão o A102, A103 PID e A106.

O modelo A102 é indicado para refrigeração ou aquecimento. Possui um sensor de temperatura e uma saída a relé. Se utilizado para refrigeração, permite a configuração de degelo por parada do compressor.

O modelo A103 PID é indicado principalmente para chocadeiras e incubadoras. Possuem controle PID de temperatura para maior estabilidade e precisão através de uma saída TRIAC. Também possuem uma saída a relé com funções de temporização e um sensor de temperatura. Ainda possui teclas que facilitam a utilização da chocadeira, como a tecla A para habilitar/desabilitar o motor de viragem, por exemplo.

Já o modelo A106 é indicado para sistemas de refrigeração com degelo elétrico ou por gás. Ele possui uma saída a relé para refrigeração, uma saída para ventilação e uma saída nA/nF para degelo. Possui dois sensores de temperatura, um para o ambiente e outro para degelo. Além disso, possui entrada digital para sensor de porta.


Deixe seu comentário sobre este post no formulário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Linha Black: os novos controladores de temperatura da Ageon"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.