Inversores Ageon em Painéis Elétricos

21/07/2016 - Dicas Ageon, Inversores de Frequência

Painel elétrico com inversor Ageon

Como já falamos aqui no blog, inversores de frequência são utilizados para variar a velocidade de motores de indução trifásicos. Devido a essa característica, são utilizados em diversas aplicações, desde esteiras ergométricas até climatizadores evaporativos. Em muitas aplicações, entretanto, os inversores são instalados juntos a outros componentes, formando os chamados painéis elétricos (ou quadros elétricos).

Existem muitos tipos de painéis, porém vamos focar principalmente nos painéis de comando e controle e também nos painéis elétricos para acionamentos. Esses dois tipos são muito utilizados no setor industrial. Sua principal função dentro de uma indústria é acionar e controlar determinadas máquinas, como furadeiras, bobinadeiras, picotadores de plástico, etc. Os componentes de um painel elétrico variam de acordo com sua aplicação. De modo geral, podemos dizer que os painéis elétricos podem conter inversores de frequência, CLPs, chaves eletrônicas, entre outros elementos.

 

Vantagens dos Inversores Ageon em Painéis Elétricos

A empresa Tecnopartes realiza a montagem de painéis elétricos que são comercializados em todo o estado do Rio de Janeiro. Segundo Luiz Phillip Q. de Almeida, técnico de montagem  de quadros na empresa, o principal diferencial dos inversores Ageon é a rapidez na configuração. “A simplicidade de parametrização desses inversores é a principal vantagem. Enquanto com outras marcas a configuração do inversor pode levar até 5 minutos, com os inversores da Ageon a configuração leva pouco mais de 1 minuto“, afirma Luis.

Outra vantagem são as opções de formatos dos inversores de frequência da Ageon. São duas linhas principais que podem ser instaladas em painéis elétricos: a Série XF e a Série YF.

A Série XF possui inversores de formato compacto, ideais para painéis de pequenas dimensões. Controlam motores de até 2CV e sua IHM é fixa.

Série YF, por sua vez, possui inversores de frequência para motores de maior potência (até 5CV). Sua IHM destacável possibilita a instalação na parte frontal de painéis. Alguns modelos ainda possuem potenciômetro incorporado.

Painel elétrico com inversor de frequência

 

Dica Ageon: Cuidados com os Inversores nos Painéis

Para manter seu equipamento funcionando perfeitamente é necessário tomar algumas precauções.

Um cuidado essencial na hora de instalar um inversor no painel é realizar o aterramento. “O aterramento é muito importante, é uma questão de segurança“, defende Luis Phillip. Além de evitar choques elétricos, um aterramento bem feito permite que dispositivos de proteção funcionem de forma correta.

Outro cuidado importante é a realização de manutenções preventivas. Limpar o cooler ou reapertar os parafusos são algumas ações simples que devem ser realizadas periodicamente (conforme a NR-10). Apesar de pouco valorizadas na maioria dos casos, as manutenções preventivas são essenciais para manter seus equipamentos sempre funcionando e evitar maiores problemas em seu inversor de frequência.

Agradecimento: Tecnopartes

***

Você utiliza inversores de frequência em painéis elétricos? Já conhecia os inversores Ageon?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Victor disse:

    muito obrigado gostei muito do curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.