Internet das coisas (IoT) em sistemas Aquecimento Solar

03/04/2019 - Aquecimento Solar

A tecnologia vem avançando em todos os setores do mercado e isso é indiscutível. No segmento de aquecimento solar, por exemplo, a cada dia são lançados coletores mais eficientes, materiais mais avançados e controladores mais inteligentes. Uma tendência que ganha força é a internet das coisas (IoT). Se você é técnico ou instalador de sistemas de aquecimento solar, a internet das coisas pode ser um ótimo diferencial para o seu trabalho.

O que é a Internet das Coisas?

Em primeiro lugar é necessário esclarecer este conceito. A internet das coisas (do inglês Internet of Things, ou IoT) está diretamente relacionada à conectividade de dispositivos à internet. No entanto, não se tratam apenas dos dispositivos comuns, como computadores e celulares. A conectividade se estende a outros equipamentos, como por exemplo geladeiras, lâmpadas, TVs, entre outros. São os chamados “dispositivos inteligentes”.

Além da possibilidade de controlar esses dispositivos remotamente, ou seja, através de outros dispositivos online, a IoT ainda traz diversos benefícios. Um deles é a possibilidade de coletar informações, permitindo a tomada de decisões mais inteligentes. Muitos dispositivos IoT possuem sensores que coletam dados. Esses dados posteriormente são tratados e permitem uma compreensão maior do cenário em que o dispositivo está inserido. Alguns exemplos disso são geladeiras que alertam sobre a falta de determinado produto, relógios que monitoram o sono do usuário, etc.

IoT em sistemas de Aquecimento Solar

Como esses dispositivos inteligentes podem contribuir para o segmento de aquecimento solar? A resposta é bastante ampla.

Imagine que você é um instalador e determinado cliente não possui confiança em sistemas de aquecimento solar como uma forma de economia de energia. Com seu celular, você acessa em tempo real uma instalação e mostra para o cliente a temperatura da água no reservatório. Depois disso você abre um relatório dos últimos 30 dias e mostra para o cliente a temperatura da água ao longo do tempo e quantas vezes o apoio elétrico foi acionado. Dessa forma fica muito mais fácil convencer o cliente da eficiência do aquecimento solar.

ArcSys - Internet das coisas no Aquecimento Solar

Em outro cenário, imagine que você fez uma instalação em um local distante. Dentro de alguns dias o cliente entra em contato por telefone relatando problemas. Você acessa o dispositivo do cliente enquanto atende a ligação e analisa as informações. De acordo com os dados coletados, você chega à conclusão de que é necessário um ajuste de parâmetro no controlador. Você resolve o problema do cliente diretamente por telefone, sem necessidade de deslocamento até a instalação.

Existem diversas outras utilidades para aliar internet das coisas e sistemas de aquecimento solar. Com acesso fácil às informações, técnicos e instaladores ganham uma ferramenta poderosa para provar a eficiência do sistema e para diagnosticar problemas. Além disso, o próprio cliente pode ter acesso ao sistema. Enquanto está no trabalho, por exemplo, o cliente pode verificar a temperatura da água da piscina e planejar seu lazer depois do expediente. Tudo isso faz com que o cliente valorize muito mais o sistema de aquecimento solar e o serviço prestado pelo instalador. Isso facilita a venda e reduz o número de visitas em campo, aumentando o lucro.

Como aplicar a IoT em sistemas de Aquecimento Solar?

Se você percebe todas as vantagens da internet das coisas e deseja aplicá-la em suas instalações, a Ageon pode ajudar.

O ArcSys é um sistema de monitoramento de temperatura online. Com ele é possível acompanhar a temperatura em tempo real, gerar relatórios, configurar alarmes, entre outras funções. Tudo isso a partir de um celular ou computador conectado à internet.

Os três sensores de temperatura que acompanham o ArcSys podem ser utilizados para monitorar o coletor, o reservatório e o apoio. Dessa forma é possível visualizar as variações de temperatura ao longo do tempo, em forma de gráficos ou tabelas.

Monitoramento de piscinas via celular vira case de sucesso

O ArcSys também pode ser conectado ao controlador G108 Web. Este controlador automatiza o acionamento da bomba e do apoio. Em conjunto com o ArcSys, todas as informações do controlador podem ser visualizadas remotamente. Até mesmo a alteração de parâmetros pode ser feita através de um celular. Instaladores e técnicos podem ter o controle total do aparelho na palma de suas mãos.

Saiba mais sobre o ArcSys e valorize suas instalações de aquecimento solar.


Deixe seu comentário sobre este artigo no formulário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Marcos disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    Edilaine Aparecida disse:

    Aqui é a Edilaine Aparecida, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    Ranilson amaro da silva disse:

    Gostei muinto vai ajudar bastante

    Fernando César Estimo disse:

    IoT, um diferencial e tanto.
    Tecnologia de ponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.