Evaporador congelando? Conheça a solução

07/07/2015 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon, Refrigeração

Controlador de Condensação FanSpeed

O Brasil é um país de extensões continentais, e seu clima varia bastante conforme região. A temperatura externa é um ponto crítico nos sistemas de refrigeração, pois influencia diretamente no fluido refrigerante. Alguns problemas de refrigeração que ocorrem em regiões frias, vão ocorrer de forma esporádica em regiões mais quentes. Por isso é necessário conhecer as características físico-químicas do sistema de refrigeração para saber como contornar alguns problemas.

 

Como funciona um Sistema de Refrigeração?

Um fluido está saturado quando está prestes a trocar de fase. Para visualizarmos isso, tomemos como exemplo água a 0°C e pressão ambiente. Ela não está nem na fase líquida, nem na fase sólida. Porém, ao elevarmos a pressão, a troca de fase acontece numa temperatura ainda menor. Devido a essa característica, aumentamos a pressão do fluido refrigerante para alterar seu ponto de saturação.

Um sistema de refrigeração simples é composto por compressor (1), expansão (2) e dois trocadores de calor: condensador (3) e evaporador (4).

Sistema de Ar Condicionado

O compressor eleva a pressão do fluido refrigerante na linha. Isso faz com que seu ponto de saturação diminua, porém, sua temperatura aumente. Por isso, em seguida, passa pelo condensador para trocar calor com o ambiente e reduzir sua temperatura antes do próximo estágio. Quando o fluido passa pela expansão, sua pressão diminui bruscamente, chegando no evaporador em forma de vapor e com uma baixa temperatura.

 

Por que o evaporador congela?

Em dias frios, devido a temperatura do ar já estar baixa, o ventilador motor de apoio do evaporador faz com que o fluido fique com temperaturas tão baixas que gelo se forma na parte externa do evaporador. Isso impede uma troca de calor correta, alterando as condições de temperatura e pressão do sistema, podendo ainda danificar o compressor.

 

FanSpeed: a solução para congelamento do evaporador

Em regiões onde o clima frio é o principal responsável pelo congelamento do evaporador, a dica é utilizar o FanSpeed.

O FanSpeed é um controlador de condensação desenvolvido pela Ageon para sistemas de ar condicionado. Através do SetPoint configurado, controla a velocidade do ventilador do condensador garantindo maior estabilidade na pressão do fluido refrigerante, mesmo com a variação da temperatura ambiente.

Além de evitar o congelamento do evaporador, o FanSpeed ainda reduz o nível de ruído sonoro e dispensa a utilização de manômetros, pois exibe a pressão do fluido diretamente em seu display.

***

Você já passou por esse problema? Já conhecia o FanSpeed como uma solução?

Deixe sua opinião abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Ronaldo disse:

    Valeu obrigado

    Josué da Silva disse:

    Como resolver o evaporador descongelando pingando água . A pressão está 20 na baixa e 230 na alta e não gela o evaporador

    Olá Josué,
    Tudo bem?
    O FanSpeed é um controlador de condensação. Sua função é evitar o congelamento do evaporador.
    Infelizmente acreditamos que este produto não seja adequado a sua situação.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Clin ar refrigeração disse:

    Excelente, parabéns muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.