Principais erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas

03/05/2019 - Fitness
Principais erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas

Se você trabalha com conserto e manutenção de esteiras ergométricas provavelmente já se deparou com um inversor com problemas. Apesar de a primeira reação ser substituir o aparelho ou entrar em contato com o fabricante, em muitos casos a solução é muito mais simples. Neste post vamos apresentar os principais erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas e como solucioná-los.

LEDs indicativos do inversor IEX70 Pro

Para exemplificar os possíveis erros do inversor, vamos utilizar como exemplo o modelo IEX70 Pro, da Ageon. Este inversor de frequência foi desenvolvido especialmente para esteiras ergométricas e possui LEDs que auxiliam a identificar se o aparelho está em seu funcionamento normal ou se algum erro está ocorrendo.

Os inversores IEX70 Pro possuem dois LEDs. Um deles é relacionado ao funcionamento do motor. O outro LED é relacionado à indicação de falhas e erros na placa de controle. Quando o inversor identifica um erro, este LED pisca determinado número de vezes. A quantidade de vezes que o LED pisca varia de acordo com o erro identificado.

LED piscando 2 vezes – Sobretensão

Erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas - 2 Piscadas

Este erro ocorre quando a tensão de alimentação do inversor está acima do recomendado no manual. Utilize um multímetro para medir a tensão de entrada do inversor e, caso o valor não esteja de acordo com as informações do manual, revise sua instalação. É provável que haja um problema na rede elétrica ou nas instalações do estabelecimento.

LED piscando 3 vezes – Subtensão

Erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas - 3 Piscadas

Este erro é o oposto do erro listado acima. Ele ocorre quando a tensão de alimentação do inversor está abaixo do recomendado no manual. Com um multímetro é possível medir a tensão de entrada e verificar se o valor está de acordo com o esperado.

LED piscando 4 vezes – Sobretemperatura

Erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas - 4 Piscadas

Este erro é apresentado sempre que o módulo de potência (IGBT) no interior do aparelho está superaquecido. Geralmente isso ocorre quando a temperatura do ambiente está alta e o inversor está com uma carga elevada, mesmo que dentro do permitido. Dessa forma, recomenda-se verificar se as entradas de ar do inversor IEX70 Pro não estão obstruídas, permitindo a ventilação.

LED piscando 5 vezes – Sobrecarga

Erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas - 5 Piscadas

A sobrecarga ocorre sempre que o inversor é submetido a uma carga acima do recomendado em seu manual. Para corrigir este problema, verifique se a esteira apresenta problemas mecânicos, como falta de lubrificação ou problemas no motor, por exemplo. Também é importante verificar se as especificações do motor e do inversor de frequência são compatíveis.

LED piscando 6 vezes – Sobrecorrente por hardware

Erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas - 6 Piscadas

Quando o inversor identifica uma corrente muito elevada em um curto período de tempo. Isso pode ocorrer por dois motivos principais: problemas no motor da esteira ou uma carga com inércia muito elevada. Em primeiro lugar verifique se há curto-circuito entre as fases da alimentação ou do motor. Caso nada seja identificado, remova a carga e teste o inversor novamente.

LED piscando 7 vezes – Falha de comunicação

Erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas - 7 Piscadas

Este erro será apresentado sempre que a comunicação entre o inversor de frequência e o painel for comprometida. Verifique as conexões entre o inversor e o painel e também se a chave de configuração está de acordo com o modo de operação do painel. Também é recomendado verificar a integridade do cabo de comunicação, ou seja, se existem sinais de rompimento, emendas mal realizadas, entre outros.

LED piscando 8 vezes – Falha de hardware

Erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas - 8 Piscadas

Uma falha de hardware pode ocorrer por diversos motivos. Na maior parte dos casos este erro ocorre após um curto-circuito no aparelho. A primeira ação a ser tomada é remover as ligações do motor e testar o inversor. Caso o erro permaneça significa que um componente interno do inversor foi danificado e é preciso enviá-lo para a assistência técnica.


Agora você já conhece e sabe como resolver os principais erros em inversores de frequência para esteiras ergométricas. Que tal deixar um comentário abaixo?

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    jorge ricardo disse:

    bom
    Esse código de erros é o mesmo padrão para o inversor WEG ADW 05?

    Gustavo Vieira disse:

    Olá Jorge, esses códigos são referentes aos inversores de frequência da Ageon, os códigos de erros são diferentes. É comum cada empresa adotar códigos diferentes para seus produtos.

    isac Santino de lima disse:

    queria o contato de alguma autorizada da egeon em joão pessoa, pois estou com problemas em um inversor.

    Amanda Maestri disse:

    Olá, bom dia! Tudo bem? Recomendamos que você entre em contato com o nosso suporte. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui

    Atualfitness disse:

    Além do inversor ser excelente, facilidade na instalação, ainda disponibilizar material pra auxiliar instalação e diagnostico , Parabéns!
    Bom seria se outras empresas trabalhassem assim.
    Obrigado

    Marketing Ageon disse:

    Olá, Atualfitness
    Muito obrigado pelo seu feedback. Felizes pela confiança e satisfação de utilizar nossos produtos.
    Sempre que precisar de ajuda, nossa equipe de suporte técnico ficará feliz em poder lhe ajudar!

    José Carlos jr Da Silva Júnior disse:

    amigos,

    Estou iniciando na manutenção de esteira e tenho uma duvida aos que ja tem mais experiencia e conhecimento nos inversores da marca AGEON.

    estou com uma placa que não esta funcionando e o led de indicação fica piscando 5x já fiz a limpeza e verifiquei o motor e a te sem o motor conectado ela fica piscando 5x o inversor e um iex 60
    Gostaria de uma ajuda com esse tipo de problema

    Olá, José Carlos
    Como vai?

    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe técnica para que possamos ajudá-lo a identificar e resolver seu problema. Você pode entrar em contato conosco através dos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Gabriel duque de oliveira disse:

    Ageon sempre na frente!!
    Sempre superando as marcas concorrentes,com ótimo post.sem dúvida a melhor marca para se trabalhar,uma marca que dá total atenção ao consumidor final..

    Parabéns a Ageon eletronic

    Muito obrigado pelo seu comentário, Gabriel.
    Ficamos felizes que esteja satisfeito com nossos produtos e com nosso atendimento. Este é o propósito da Ageon.
    Continuamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.