Entendendo Inversores de Frequência – Rampas de Aceleração

05/11/2015 - Automação, Climatizadores, Fitness

Inversores de frequência - Rampa de aceleração

Inversores de frequência são equipamentos utilizados para controlar a velocidade de motores de indução trifásicos. Já citamos aqui no blog o que são inversores de frequência e também as principais vantagens de utilizá-los. No post de hoje vamos falar sobre um recurso muito interessante de um inversor de frequência: as rampas de aceleração.

Para compreender melhor a importância das rampas de aceleração, vamos usar como exemplo uma cooperativa que utiliza agitadores em seus resfriadores de leite. Esses agitadores são acionados por motores trifásicos que trabalham sempre na sua velocidade máxima assim que são energizados. Frequentemente a cooperativa tem problemas em seus equipamentos, como o desgaste de correias, engrenagens e outras peças. Após determinado tempo, identifica-se que a causa de grande parte desses problemas é o acionamento brusco dos agitadores, que devido à inércia gerada pela carga mecânica no motor acaba forçando os componentes do sistema.

Uma solução para esse problema seria a utilização de rampas de aceleração. A rampa de aceleração de um inversor de frequência permite definir o tempo que o motor levará para atingir a frequência (velocidade) configurada para seu funcionamento. Continuando no exemplo dos agitadores, definir a rampa de aceleração para 10 segundos e a frequência para 200Hz significa que o agitador levará 10 segundos para sair do seu estado inicial (0Hz) até chegar à velocidade ideal (200Hz).

Essa simples configuração evita os acionamentos bruscos, reduzindo os gastos com manutenção e reposição de peças. Também aumenta consideravelmente a vida útil do equipamento como um todo.

 

Configurando as Rampas de Aceleração

Configurar as rampas de aceleração nos inversores de frequência da Ageon é muito simples. Por padrão, todos os inversores Ageon saem de fábrica com a rampa de aceleração configurada para 5 segundos. Entretanto, através do parâmetro P11 é possível ajustar esse valor para um número entre 0,1 segundo e 245 segundos, de acordo com a necessidade de cada aplicação.

Da mesma forma que as rampas de aceleração, também existem as rampas de desaceleração. Seu objetivo evitar frenagens bruscas. Nos inversores Ageon esse recurso se localiza no parâmetro P12 e também pode ser definido para um valor entre 0,1 segundo e 245 segundos.

A Ageon recomenda que a instalação e a configuração dos seus inversores de frequência sejam feitas por um profissional qualificado.

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Você já conhecia as rampas de aceleração? Possui alguma dúvida sobre seu funcionamento?

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Comentários

    Ola, vocês possuem inversores para motores monofásicos?

    Olá, Eliseu, tudo bem? Nós não trabalhamos com inversores para motores monofásicos. Neste link, você pode conferir todos os nossos modelos de inversores: https://ageon.com.br/inversores-de-frequencia/

    Qualquer outra dúvida você pode tirar diretamente com o Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou pelo Whatsapp

    Waldir Maia disse:

    Boa tarde.
    Estou montando um equipamento que preciso que funcione com duas rampas de aceleração, a primeira até uma determinada frequência e a segunda a partir dai com uma aceleração menor até a velocidade máxima definida por potenciômetro.
    Existe alguma forma de se fazer isto?

    Gustavo Vieira disse:

    Boa tarde Waldir,
    se você estiver utilizando o nosso inversor YF você precisa alterar os parâmetros de rampas de aceleração e desaceleração (P11 e P12) e os do tempo da segunda rampa (P13 e P14), além de estar utilizando as entradas digitais D1 para acionar o motor (selecionado em P72 = 1) e D2 para alternar entre as 1ª e 2ª rampa (selecionado em P15 = 1).
    Caso seja utilizado o inversor da Linha AG Drive, é necessário alterar os parâmetros de rampas de aceleração e desaceleração (P011 e P012) e os do tempo da segunda rampa (P013 e P014), e usar as entradas digitais DI1 para acionar o motor (selecionado em P302 = 1) e DI2 para alternar entre as 1ª e 2ª rampa (selecionado em 304 = 1 – Segunda rampa, 2 – Avança pela primeira rampa e retorna pela segunda rampa).
    Caso tenha mais alguma dúvida sugerimos entrar em contato com nosso suporte técnico através dos canais:
    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp

    Waldir Maia disse:

    Bom dia Gustavo.
    Esqueci de informar, estou utilizando o modelo da serie XF.

    Gustavo Vieira disse:

    Bom dia Waldir,
    A configuração utilizadas nos inversores da Série XF mantém a mesma configuração da Série YF.

    Alcimar.silva disse:

    Boa tarde, numa centrífuga motor 3cv, está indicando E02 no dispõe e consequentemente desarma o DR.e não o disj. Qual seria o caminho para solucionar o problema?. Obrigado.

    Olá Alcimar, como vai?
    Existem uma somatória de variáveis que devem ser separadas para entender a causa raiz do seu problema.
    O E02 é um erro proveniente da ocorrência de sobretensão no barramento CC do inversor, muito provavelmente devido a inércia da carga durante a frenagem elevando a tensão no barramento CC. Deve-se atentar ao uso do resistor de frenagem para queimar este excesso de energia, e caso já tenha instalado uma resistência, é importante observar se ela está dentro das condições nominais de uso e corretamente dimensionada.
    Já o DR desarmar e o disjuntor não é anormal, até porque são equipamentos com propósitos diferentes, onde um disjuntor termomagnético possui as funções de proteção térmica do cabo e magnético que é a proteção por curto circuito, já o DR ou diferencial residual, desarma pela fuga de corrente. É importante observar as características técnicas dos seus equipamentos, pois existem DR com a função diferencial residual e termomagnéticas no mesmo equipamento.
    Contudo é importante observar que muito provavelmente está ocorrendo uma fuga de corrente para o terra em seu sistema e devido a esta fuga é acionado a proteção do DR, e em casos como este você deve procurar o local que está ocorrendo a fuga.
    Caso persista a sua dúvida, você também pode entrar em contato por telefone ou Whatsapp do nosso suporte técnico através do número (48) 99994-0430. ou através do nosso telefone fixo (48) 3028-8878.

    Paulo disse:

    Muito.
    Na rampa de desaceleração o motor gera energia para o resistor??? E como funciona isto dentro do motor????
    Obrigado

    Olá Paulo, como vai?
    Temos uma postagem que fala exatamente do resistor de frenagem com inversores de frequência.
    Caso ainda possua dúvidas mesmo após ler a postagem, recomendamos que você entre em contato com nosso suporte técnico para que possamos ajudá-lo.

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Murilo Alves Holanda disse:

    Muito Bom Parabens pelo seu site continue a sim ganhou mais um leito

    Roberto disse:

    Ao mudar uma rampa de aceleração de 5 segundos para 10 segundos de uma motobomba d’água eu tenho que me preocupar com torque??? Pode ocorrer alguma falha caso a rampa seja muito longa e decorrente disso não acione a motobomba com torque suficiente???

    Olá Roberto, como vai?
    Com a rampa em 10 segundos não é necessário se preocupar com o torque.
    Caso esse tempo for maior, os inversores Ageon possuem um parâmetro de compensação de torque (P41). Este parâmetro deve ser ajustado com o menor valor para o motor partir de forma adequada.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Francisco Márcio Silva tragino disse:

    Ok obg

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