Entendendo Inversores de Frequência – Controle de Velocidade

16/02/2016 - Automação, Climatizadores, Fitness

Inversor de Frequência para Controle de Velocidade

A principal função de um inversor de frequência é, sem dúvida, o controle da velocidade de motores de indução trifásicos. Apesar de muitas outras vantagens, os inversores de frequência são utilizados em diversos segmentos da indústria para permitir uma velocidade variável aos motores e, consequentemente, maior controle sobre os mesmos. Mas como é feito o controle da velocidade do motor?

Os inversores de frequência da Ageon permitem que a velocidade seja controlada facilmente através da IHM (interface homem-máquina) dos seus produtos. O operador de uma máquina pode aumentar ou diminuir facilmente a velocidade do motor através das teclas “” e ““, incorporadas ao painel do produto. Essa é uma das formas mais simples de controlar a velocidade do motor por meio de um inversor Ageon. Quando o inversor é configurado para seleção da referência pela IHM, cada vez que as teclas são pressionadas a frequência de saída é alterada em 1Hz para mais (tecla ““) ou para menos (tecla ““).

Existem casos onde um motor deve trabalhar em diferentes “níveis de velocidade”. Um exemplo de aplicação onde isso ocorre é o caso de climatizadores de ar. Geralmente o ventilador de um climatizador funciona em velocidades predefinidas, como por exemplo a velocidade 1, velocidade 2, velocidade 3, etc. Cada uma destas velocidades corresponde a uma frequência de saída diferente no inversor: é o chamado Multispeed. Quando configurados para acionamento Multispeed, os inversores de frequência Ageon permitem até 8 níveis de velocidade. Para alternar entre os diferentes níveis de velocidade, são utilizadas as teclas “” e ““.

IHM Inversores de Frequência Série YF Ageon

IHM dos inversores de frequência YF Standard

No caso da série YF Standard de inversores de frequência, ainda é possível controlar a velocidade dos motores através de um potenciômetro incorporado ao painel. A variação da velocidade é realizada girando o potenciômetro no sentido horário para aumentar e velocidade e no sentido contrário para diminuir.

Além de todas essas opções de variação da velocidade diretamente através da IHM dos inversores Ageon, ainda é possível utilizar os bornes de controle para acionar o inversor por meio de botões, chaves e potenciômetros externos. Os bornes de controle permitem utilizar todas as formas de acionamento (seleção da referência, Multispeed e potenciômetro) em situações onde o inversor de frequência é instalado em locais de difícil acesso.

***

Você utiliza inversores de frequência? Qual forma de acionamento você considera mais prática?

Deixe seu comentário.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Entendendo Inversores de Frequência – Controle de Velocidade"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.