Controlador de Condensação para CPDs

20/04/2021 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Refrigeração
controlador de condesação FanSpeed

Os Centros de Processamento de Dados (CPDs) são cada vez mais comuns no mundo todo, inclusive no Brasil. Desde pequenas empresas até grandes multinacionais precisam de um local físico para os equipamentos que armazenam e processam as informações trocadas no dia-a-dia.

Para que não haja problemas com os servidores são necessárias uma série de precauções. É essencial que o ambiente possua temperatura e umidade controladas para que os equipamentos funcionem corretamente. Devido ao calor gerado pelas máquinas, um bom sistema de ar condicionado é um requisito básico. É justamente nesse ponto que um controlador de condensação se faz necessário. 

Por que utilizar um controlador de condensação em um CPD?

Os problemas mais comuns em um CPD são relacionados ao superaquecimento. Por este motivo, são utilizados sistemas de ar condicionado para regular a temperatura do ambiente e evitar danos aos aparelhos. Muitas vezes são utilizados termostatos digitais para controlar o sistema de ar condicionado com maior precisão.

Acontece que, diferente da climatização de ambientes residenciais ou empresariais, os sistemas de ar condicionado dos CPDs não visam o conforto humano e sim garantem o funcionamento adequado das máquinas. Uma outra diferença básica entre condicionadores residenciais/empresariais e de um CPD é o tempo de uso. Um ar condicionado residencial/empresarial funciona em torno de 6 a 10 horas por dia quando a temperatura está alta, já a de um CPD funciona praticamente 24 horas por dia durante o ano todo.

Em outras palavras, os aparelhos de refrigeração de CPDs são acionados mesmo no inverno e em situações em que a temperatura externa é muito baixa. Esta condição gera um novo problema: o congelamento do evaporador. A formação de gelo no evaporador prejudica a eficiência total do sistema e pode danificar o compressor.

A solução para estas situações é um controlador de condensação, como o FanSpeed.

Como funciona o FanSpeed?

O controlador de condensação FanSpeed foi desenvolvido especialmente para sistemas de ar condicionado. De acordo com um SetPoint configurável, controla a velocidade dos ventiladores para manter a pressão do fluido refrigerante sempre estável, mesmo com a variação da temperatura ambiente. Dessa forma, o aparelho evita a condensação das partículas de água no evaporador e consequentemente mantém o sistema trabalhando em máxima eficiência.

Utilizar o controlador de condensação FanSpeed traz diversas vantagens para o sistema de ar condicionado, inclusive o aumento da vida útil do equipamento. Além de evitar o congelamento do evaporador, ainda reduz a quantidade de ruído sonoro. Seu display eletrônico pode exibir a pressão ou a tensão de saída, dispensando a utilização de manômetros.

Você já conhecia as vantagens de utilizar um controlador de condensação em um CPD?

Conheça o FanSpeed clicando aqui.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Controlador de Condensação para CPDs"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.