Configuração básica do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos

04/04/2018 - Climatizadores, Inversores de Frequência

Configuração básica do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos

Os inversores de frequência IRX Pro foram desenvolvidos especialmente para climatizadores evaporativos. Como possuem uma aplicação específica, suas funções são muito diferenciadas em relação aos inversores utilizados para automação, como você pode ver neste post. Outra característica desta linha é a facilidade de configuração. Hoje veremos como configurar as funções básicas dos inversores IRX Pro em apenas 5 passos.

 

Como ajustar os parâmetros do inversor IRX Pro?

Antes de tudo é preciso compreender como ajustar os parâmetros do seu inversor. O processo é simples e pode ser feito diretamente pela IHM do produto:

  • Pressione a tecla “SET” por 4 segundos, até que todos os leds da IHM se acendam. Solte a tecla “SET”.
  • O inversor exibirá a lista de parâmetros. Utilize as teclas “cima” e “baixo” para navegar entre os parâmetros.
  • Pressione a tecla “SET” para selecionar o parâmetro que deseja alterar.
  • Utilize as teclas “cima” e “baixo” para alterar seu valor.
  • Confirme a alteração novamente com a tecla “SET”.

Para realizar a configuração do seu inversor IRX Pro é necessário que o parâmetro P00 (código de acesso) seja ajustado com o valor 28.

 

Passo 1: Molhar o painel do climatizador

O parâmetro P34 é referente ao tempo em que somente a bomba d’água ficará acionada. Pode ser configurado de 1 a 240 minutos. Durante este tempo o painel evaporativo do climatizador é molhado e a ventilação fica desligada. Depois que o tempo configurado neste parâmetro é atingido, a ventilação é acionada. Para desativar esta função, basta ajustar o parâmetro P34 para OFF.

 

Passo 2: Secar o painel evaporativo

Secar o painel evaporativo antes de desligar o climatizador evita o acúmulo de sujeira e reduz a proliferação de fungos e bactérias. É por isso que os inversores IRX Pro possuem o parâmetro P35, que mantém apenas a ventilação acionada por determinado período. Este período é configurável entre 1 e 240 minutos. Da mesma forma que o a função anterior, para desativar a secagem do painel ajuste P35 para OFF.

 

Passo 3: Frequência mínima e máxima

A frequência é o que determina a velocidade de giro da hélice. Sendo assim, ao determinar a frequência mínima e máxima do inversor IRX Pro é possível definir, por consequência, a velocidade mínima e máxima da ventilação. O parâmetro P23 permite configurar a frequência mínima, enquanto o parâmetro P24 permite configurar a frequência máxima.

 

Passo 4: Sensor de nível

O sensor de nível evita que a bomba seja acionada caso o reservatório esteja sem água. Por isso este dispositivo é de extrema importância para a proteção do equipamento. O parâmetro P85 permite configurar um tempo em que o sensor de nível deve permanecer aberto para que seja identificada a falta de água e, assim, a bomba não seja acionada.

Dica: Existem duas formas de ligar o sensor de nível ao inversor IRX Pro. O recomendado é que seja utilizada a entrada digital 1. No entanto, caso o sensor seja ligado em série com a bomba, o parâmetro P85 deve ser ajustado para OFF.

 

Passo 5: Sentido de giro do ventilador

Existem duas formas de alterar o sentido de giro da hélice ao se utilizar o inversor IRX Pro. A primeira delas é através da ligação elétrica do motor, invertendo a posição dos cabos U e V nos bornes do inversor. A segunda forma é muito mais simples: basta alterar o parâmetro P73. Caso este parâmetro esteja em 1 altere para 0 e vice-versa. Assim, o próprio inversor inverte o sentido de giro do motor, sem que seja necessário alterar a instalação do climatizador.

 

Veja como realizar a configuração avançada dos inversores IRX Pro no post Configuração avançada do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos.

***

Você conseguiu configurar seu inversor IRX Pro? Deixe sua crítica, comentário ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Configuração básica do inversor de frequência IRX Pro em 5 passos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.