Como reduzir o consumo com energia na refrigeração comercial?

28/05/2015 - Dicas Ageon, Refrigeração

Economia de Energia na Refrigeração Comercial

O setor de refrigeração comercial passou por um período de crescimento nos últimos anos e o número de equipamentos de refrigeração vem aumentando. Como consequência, o consumo de energia elétrica nos estabelecimentos se eleva, fazendo com que as empresas busquem formas de reduzir o consumo de energia.  Pensando nisso, reunimos abaixo algumas dicas de economia de energia elétrica para a refrigeração comercial.

1 – Instale seus aparelhos de refrigeração ou condensadores em ambientes com uma temperatura ideal para um fluxo de calor no trocador. Por exemplo, em temperaturas muito baixas, pode ocorrer congelamento da linha da evaporação. Já em temperaturas muito altas, a condensadora não conseguirá trocar a quantidade de calor necessária para atingir a temperatura esperada.

2 – Mantenha o termostato regulado numa faixa de temperatura adequada para seus produtos;

3 – Faça degelos periodicamente, conforme o manual do produto para evitar a formação de gelo em excesso. Camadas de gelo com espessura superior a um centímetro impedem a troca de calor, pois funcionam como isolante térmico;

4 – Mantenha a manutenção preventiva periódica do seu equipamento em dia. É necessário trocar borrachas de vedação das portas para garantir o máximo de isolamento térmico. Outro caso é a limpeza das serpentinas. Poeira e resíduos podem atrapalhar na troca de calor. Procure um técnico autorizado.

5 – Conscientize seus clientes a manter a porta dos aparelhos fechadas durante a escolha dos produtos, abrindo somente para retirá-los. Isso reduz a troca de calor com o ambiente;

Seguir estas dicas faz com que os compressores do sistema de refrigeração permaneçam ligados por menos tempo, reduzindo o consumo de energia elétrica. Outras ações podem gerar economia, como por exemplo uma rede elétrica bem dimensionada ou a utilização de lâmpadas fluorescentes.

***

Você possui alguma outra dica de economia de energia relacionada à refrigeração comercial? O que achou das dicas que reunimos?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como reduzir o consumo com energia na refrigeração comercial?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.