Como monitorar a temperatura sem utilizar nenhum termostato?

28/02/2018 - Controladores de Temperatura

Como monitorar a temperatura sem utilizar nenhum termostato

Já falamos sobre monitoramento de temperatura em diversos posts aqui no blog. Falamos sobre seus benefícios, sobre cases de sucesso, sobre motivos para utilizá-lo, entre outros assuntos. Hoje vamos falar sobre como monitorar a temperatura sem utilizar termostatos. Parece útil certo?

Monitorar ou controlar a temperatura?

Antes de prosseguir, vamos esclarecer a diferença entre monitoramento e controle de temperatura.

O monitoramento é utilizado para acompanhar a temperatura de determinado equipamento ou ambiente ao longo do tempo. O sistema apenas apresenta a temperatura medida, permitindo a visualização mesmo à distância.

Já o controle térmico geralmente é realizado por um termostato. Este aparelho mede a temperatura ambiente e aciona um sistema de aquecimento ou refrigeração para manter a temperatura sempre em uma faixa específica.

Monitorar a temperatura sem termostatos

A nova versão do ArcSys permite monitorar a temperatura de até três pontos sem utilizar termostatos. O sistema é acompanhado de três sensores locais, que podem ser fixados em três aparelhos ou ambientes. Os sensores enviam informações ao ArcSys, permitindo o monitoramento em tempo real pela internet, a geração de relatórios e também a configuração de alarmes sonoros e por e-mail.

Para utilizar os sensores locais do ArcSys, basta ligá-los diretamente no aparelho conforme a imagem abaixo:

Sensores Locais - Sisteme de Monitoramento ArcSys

Nas configurações do ArcSys é possível habilitar ou desabilitar cada um dos três sensores locais. Basta acessar a página “Configurações”, na aba “Sensores Locais de Temperatura”. Selecione os sensores que você deseja habilitar e salve suas configurações.

Configurações - Sistema de Monitoramento ArcSys

É importante salientar que os sensores locais permitem apenas o monitoramento e não o controle da temperatura. Para monitorar e controlar é necessário utilizar termostatos. Somente dessa forma serão acionados sistemas de aquecimento ou refrigeração para manter a temperatura no valor desejado. O ArcSys permite o monitoramento de até 35 pontos, sendo três sensores locais e mais 32 termostatos.

***

Você utiliza ou pretende utilizar controladores de temperatura? Este post foi útil para você?

Deixe seu comentário abaixo:

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Romildo de Souza disse:

    td bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.