Como escolher o melhor termostato para fabricação de cerveja artesanal?

09/03/2017 - Cerveja Artesanal, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Com o crescimento do mercado cervejeiro o número de produtos destinados a fabricantes de cerveja artesanal vem aumentando. São diversos insumos e equipamentos, distribuídos por um número cada vez maior de empresas especializadas. Entre esses produtos estão os controladores de temperatura, também chamados de termostatos.

Em alguns processos da fabricação de cerveja o controle de temperatura é essencial para atingir os melhores resultados. Por esse motivo é que mesmo pequenos entusiastas em cerveja artesanal possuem termostatos em suas produções. No entanto, a diversidade de modelos disponíveis no mercado pode confundir e gerar dúvidas sobre qual o aparelho mais adequado para cada necessidade.

 

Controladores para Fabricação de Cerveja Artesanal

Qual o melhor termostato para cerveja artesanal?

A resposta para esta pergunta vai depender da necessidade de cada fabricante. Isso ocorre porque os termostatos digitais atuais costumam possuir outras funções além do controle de temperatura. Listamos abaixo as principais solicitações de controladores para fabricação de cerveja e os modelos de termostatos mais indicados.

Controle de temperatura Simples: Aquecimento ou Refrigeração

Apesar de existirem modelos de termostatos com funções extras, existem casos onde o fabricante precisa apenas controlar a temperatura e nada mais. Para esses casos são indicados termostatos simples, com um sensor e uma saída a relé. Geralmente esse tipo de aparelho é utilizado durante o processo de fermentação, controlando a temperatura de uma geladeira. Em casos como esse os controladores de temperatura mais indicados são o G101, G101 Web e o K101.

Guia Prático - Controladores de Temperatura Série G101

Controle de temperatura Duplo Estágio

Em alguns casos, principalmente na região sul do Brasil, a variação de temperatura em um único dia pode ser muito grande. São comuns dias em que a temperatura ao amanhecer é próxima aos 10°C e no período da tarde ultrapassa os 25°C. Em situações como essa um controlador duplo estágio é a solução ideal. Controladores duplo estágio podem controlar simultaneamente um sistema de refrigeração e um sistema de aquecimento. Assim, durante o processo de fermentação, esse tipo de aparelho pode acionar uma geladeira caso a temperatura esteja muito alta, ou uma lâmpada caso a temperatura esteja muito baixa.

O modelo de controlador de temperatura duplo estágio mais utilizado por fabricantes de cerveja artesanal é o G105.

Controlador Duplo

Um controlador de temperatura duplo possui a função de dois termostatos simples em um único aparelho. Ou seja, com um único termostato é possível controlar a temperatura de duas geladeiras, por exemplo. Cada uma das geladeiras seria controlada de forma independente, inclusive com temperaturas distintas. O modelo G107 é o controlador duplo indicado pela Ageon.

Controlador com Rampa e Patamar

Fabricantes mais experientes, com um processo de produção de cervejas mais complexas, necessitam de controladores com recursos adicionais. Durante a brassagem, alguns tipos de cerveja precisam atingir temperaturas específicas por determinados períodos de tempo. Por exemplo, existem receitas onde a temperatura deve ficar a 60°C por uma hora e em seguida ficar a 72°C por 10 minutos. Esse processo é conhecido como rampa e patamar. Um patamar consiste em uma temperatura específica por um período de tempo definido.

O controlador K114 permite a configuração de até 8 patamares. Além do controle de temperatura, ainda podem ser configuradas pausas entre os patamares. Este modelo também possui uma saída para acionamento de uma bomba, que pode ser acionada de diferentes formas em cada patamar.

***

Você utiliza controladores de temperatura na fabricação de cerveja artesanal? O que você precisa em um termostato para esta aplicação?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Rossano Comunelo disse:

    Prezados, em caso de falta de energia elétrica, o Controlador mantem as configurações definidas ou perde e há redefinição original de fábrica quando retorna a alimentação elétrica?

    Qual modelo mantém as configurações predefinidas mesmo com falta de energia?

    Olá Rossano, como vai?
    Todos os controladores de temperatura da Ageon continuam com suas configurações salvas mesmo em caso de queda de energia.
    Independente do modelo escolhido, não há risco de desconfiguração por falta de energia elétrica.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    janete disse:

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.