Climatizador evaporativo funciona mesmo?

30/08/2017 - Climatizadores, Inversores de Frequência

Climatizador evaporativo funciona mesmo

Quando surge a necessidade de climatizar um ambiente, muitas pessoas questionam se um climatizador evaporativo realmente funciona. Por serem menos conhecidos que os sistemas de ar condicionado, é comum que hajam dúvidas sobre a eficiência dos climatizadores.

A verdade é que o funcionamento de um climatizador é muito diferente de um aparelho de ar condicionado. Como citamos neste post, os climatizadores não utilizam fluido refrigerante e resfriam o ambiente através de um processo de umidificação. Isso reduz o consumo de energia e gera menos impacto ambiental, porém não atinge temperaturas tão baixas quanto aparelhos de ar condicionado.

Antes de procurar o melhor climatizador do mercado, é importante conhecer seu funcionamento e identificar se ele atenderá sua necessidade.

 

Quando utilizar um Climatizador Evaporativo?

Como os climatizadores resfriam o ambiente através de um processo de umidificação, sua maior eficiência ocorre em áreas quentes e secas. Quanto menor a umidade relativa do ar, maior será a redução de temperatura atingida pelo climatizador. Em alguns casos esta redução pode ultrapassar 10°C. Por esse motivo, regiões que alcançam baixos níveis de umidade relativa são mais indicadas para a instalação de um climatizador.

Outro fator importante é em relação à circulação do ar. Diferente de aparelhos de ar condicionado, os climatizadores permitem a climatização em ambientes com portas ou janelas abertas. É o caso, por exemplo, de galpões industriais, academias, igrejas, entre outros. Estes ambientes costumam ter um grande fluxo de pessoas, o que impossibilita que permaneçam com portas sempre fechadas. Além disso os climatizadores trazem benefícios à saúde, pois proporcionam a renovação do ar e reduzem a chance de problemas respiratórios.

Na prática, os climatizadores evaporativos realmente funcionam. Eles podem reduzir consideravelmente a temperatura de um ambiente e contribuir para o bem-estar das pessoas. No entanto é importante se atentar ao ambiente onde este climatizador será instalado. Entre em contato com um fabricante de climatizadores, apresente sua necessidade e descubra se um climatizador é a saída mais indicada para o seu problema de climatização.

 

Ageon e o mercado de Climatizadores

A Ageon possui inversores de frequência destinados especialmente para climatizadores evaporativos. Os inversores IRX Pro possuem controle remoto e duas opções de IHM. Com eles é possível controlar todas as funções do climatizador, como o acionamento da bomba, o dreno, o swing, entre outras funções. Tudo isso de uma forma prática, facilitando tanto sua instalação pelo fabricante quanto sua utilização pelo usuário final.

***

O que você achou deste artigo? Deixe sua crítica, dúvida ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Climatizador evaporativo funciona mesmo?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.