Adicionando um botão de emergência em Inversor de Frequência

29/08/2018 - Dicas Ageon, Inversores de Frequência

Adicionando um botão de emergência em Inversor de Frequência

Existem diversas situações, principalmente na indústria, onde é necessário um sistema de segurança para paradas de emergência. É o caso de esteiras transportadoras, por exemplo. O funcionamento destes equipamentos precisa ser interrompido caso haja algum problema. Por isso muitas vezes é necessário utilizar um botão de emergência ligado ao inversor de frequência. Neste post vamos falar sobre a junção destes dois dispositivos para elevar a segurança do seu equipamento.

O que é um botão de emergência?

O botão de emergência, ou botoeira de emergência, é um dispositivo de segurança utilizado em diversos tipos de máquinas. Sua finalidade é interromper o funcionamento da máquina imediatamente em caso de problemas para evitar acidentes ou corrigir falhas na produção. Esse recurso auxilia na adequação de máquinas à norma NR12, que regulamenta os itens obrigatórios de segurança para o trabalhador.

Botão de Emergência

Geralmente o botão de emergência possui cor vermelha e é fixado em locais de fácil visualização e acesso. Dessa forma, podem ser acionados com facilidade pelas pessoas próximas em situações de emergência.

Por que ligar o botão de emergência ao Inversor de Frequência?

O botão de emergência não precisa ser ligado obrigatoriamente ao inversor de frequência. Ele também pode ser incluído diretamente na entrada da máquina. No entanto, existem benefícios em utilizar o botão de emergência em conjunto com o inversor.

Em primeiro lugar, quando o botão de emergência é ligado à alimentação da máquina, todo o equipamento é desativado em caso de problemas. Entretanto, quando o botão é ligado à entrada digital do inversor, apenas os dispositivos ligados ao inversor são desativados. No caso de uma esteira transportadora, por exemplo, os motores seriam desativados, porém a iluminação poderia permanecer ligada.

Outro recurso possível no segundo caso é a criação de um sistema de alarme sonoro ou visual. Dessa forma, sempre que a parada de emergência for acionada uma luz de emergência ou um buzzer informam as pessoas próximas de que houve um problema.

Como ligar o botão de emergência ao Inversor de Frequência?

A ligação elétrica dos dois dispositivos pode ser feita de diversas formas diferentes. Na imagem abaixo demonstramos como realizar esta ligação de uma forma bastante simples nos inversores de frequência Ageon. Primeiramente é necessário configurar o parâmetro P72 para 1 e P74 para 0. Em seguida, realize a ligação de acordo com a imagem:

Botão de Emergência em Inversores de Frequência

Conforme a imagem acima, basta ligar o botão de emergência em série com o botão liga/desliga do inversor. Existem diversos tipos de botões de emergência no mercado. Para utilizar a forma de ligação citada anteriormente, é importante que seja um botão com retenção configurado para normalmente fechado (NF). Também é recomendado utilizar botões com retenção.

***

O que você achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Adicionando um botão de emergência em Inversor de Frequência"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.