Aterramento do inversor de frequência do climatizador

09/10/2019 - Climatizadores
Aterramento do inversor de frequência do climatizador

Já falamos aqui no blog sobre o aterramento de inversores de frequência. Apesar de o aterramento ter como função principal a proteção contra choques elétricos, ele também protege a integridade dos equipamentos. Neste post vamos falar sobre como aterrar corretamente o inversor de frequência IRX Pro em climatizadores.

Por que aterrar o inversor do climatizador?

Em primeiro lugar pela segurança. Um dispositivo aterrado possui menos risco de choque elétrico, além de facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção (como fusíveis e disjuntores) quando há aumento de corrente. Outra vantagem é a melhor dissipação da corrente vinda do motor. Como muitos climatizadores possuem estrutura metálica, o aterramento se torna ainda mais importante para a segurança dos usuários.

Como realizar o aterramento do inversor IRX Pro no climatizador?

Aterramento do inversor IRX Pro

A Ageon recomenda aterrar o inversor de frequência e o motor elétrico de forma separada. Dessa forma, evita-se que a corrente de fuga de um equipamento interfira no funcionamento do outro. Apesar desta recomendação, não é necessário que cada equipamento tenha um aterramento próprio. Basta que os equipamentos sejam interligados no barramento de terra do painel de distribuição.

Nos inversores IRX Pro o aterramento é realizado através de um terminal Faston, da mesma forma que as demais ligações elétricas. De acordo com a figura abaixo podemos ver que tanto o cabo do aterramento do motor quando do inversor são ligados diretamente ao barramento de terra. O cabo de aterramento do motor não é ligado diretamente no inversor.

Como realizar o aterramento do inversor IRX Pro no climatizador?

Não é recomendado ligar o terra do inversor ao motor. Cada equipamento deve ter contato com o aterramento individualmente. Caso o terra do motor esteja ligado ao terra do inversor e não haja conexão com o aterramento do local, todo o ruído gerado pelo motor irá para o inversor, prejudicando seu funcionamento.


Sobre os inversores de frequência IRX Pro

Os inversores de frequência IRX Pro foram desenvolvidos especialmente para climatizadores evaporativos. Por isso, possuem funções específicas para esta aplicação, controle remoto e IHM de sobrepor que permitem controlar totalmente o climatizador. Permitem o acionamento de motores trifásicos de até 3CV, controle da bomba e secagem do painel.

Recentemente os inversores IRX Pro ganharam novas funções, como a chave de programação e o modo automático, que permite controlar o ventilador e a bomba de acordo com a temperatura.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Aterramento do inversor de frequência do climatizador"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.