Aquecimento solar por tubo a vácuo: quais as vantagens?

20/03/2019 - Aquecimento Solar, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Sistemas de aquecimento solar são muito buscados, tanto pela economia de energia elétrica quanto pelo apelo ambiental. O sistema mais comum no Brasil hoje é o sistema de coletores com placas planas, porém outro tipo de tecnologia vem ganhando espaço: o aquecimento solar por coletores tubo a vácuo.

Apesar de não ser algo tão recente, os sistemas de aquecimento a vácuo ainda não são maioria nos telhados de casas e estabelecimentos. No entanto, essa tecnologia possui diversas vantagens em comparação com o sistema tradicional. Neste post você vai conhecer algumas destas vantagens.

Isolamento térmico

A primeira e principal vantagem dos coletores a vácuo é o isolamento térmico. De acordo com as leis da termodinâmica, o vácuo impede a perda de calor através da condução e da convecção. Assim, os tubos de vidro que compõem os coletores a vácuo são muito mais eficientes na absorção do calor do Sol, com menor perda para o ambiente. Em outras palavras, depois que a água é aquecida nos coletores, ela permanece quente por mais tempo mesmo que a incidência de Sol diminua. Como a água fica mais tempo aquecida, a utilização do apoio elétrico ou a gás diminui, resultando em economia de energia.

Altas temperaturas

Justamente por manter o calor por mais tempo, os coletores por tubo a vácuo atingem temperatura mais elevadas. Enquanto os coletores planos chegam a temperaturas em torno de 60°C, os coletores a vácuo podem atingir temperaturas acima de 100°C. Dessa forma, além do aquecimento para banho e piscinas, o aquecimento por tubo a vácuo pode ser utilizado para aquecimento de ambiente e também para processos industriais.

Mais rendimento, menos consumo de energia

Muitos sistemas de aquecimento solar dependem exclusivamente do calor do Sol para aquecer a água. No entanto, muitos outros possuem um sistema de apoio, que aquece a água do reservatório caso a incidência de Sol seja insuficiente. A maioria dos sistemas utiliza apoio elétrico ou a gás.

Acontece que geralmente o apoio consome mais energia do que a bomba de circulação. Conforme citamos acima, os coletores a vácuo mantêm a temperatura da água por mais tempo. Isso significa que utilizar coletores tubo a vácuo diminui a quantidade de vezes que o apoio é acionado. Quanto menos acionamentos, menor o consumo de energia e maior a economia.

Coletor congelando? Não com tubo a vácuo

A estrutura dos coletores a vácuo é mais resistente ao frio. Isso é uma vantagem principalmente para regiões onde a temperatura chega a valores abaixo de 0°C.

Apesar desta resistência, ainda assim é recomendada a utilização de um controlador com sistema anti-congelamento. Esses aparelhos acionam a bomba automaticamente quando a temperatura dos coletores fica abaixo de determinado valor. Isso evita o congelamento da água dentro dos coletores.

Maior vida útil

Coletores por tubo a vácuo possuem uma estrutura física mais robusta e complexa (com vidro). Isso requer maior cuidado tanto na instalação quanto na utilização. Entretanto, caso seja projetado corretamente, o sistema a vácuo tende a ter uma vida útil maior comparada a coletores planos.

Os coletores por tubo a vácuo possuem diversas vantagens e trazem muitos benefícios para um sistema de aquecimento solar. Porém, existem alguns cuidados extras que devem ser tomados no projeto. Sua estrutura trabalha com pressões maiores comparadas a outros coletores e um problema relacionado à pressão poderá trincar ou romper completamente a tubulação de vidro. Outro fator que pode ocasionar dano ao vidro é choque térmico decorrente da passagem abrupta de água fria na tubulação quente ou vice-versa.


Controladores de temperatura para aquecimento solar com tubo a vácuo

Um fator muito importante para a eficiência de um sistema de aquecimento solar é o controlador de temperatura. É ele que controla os elementos do sistema, como a bomba e o apoio, por exemplo.
A Ageon possui diversos modelos de controladores de temperatura para aquecimento solar. São modelos com acionamento automático da bomba e opções com acionamento de apoio, agenda de eventos, entre outros recursos. Conheça o controlador ideal para seu sistema de aquecimento solar.

Para sistemas com tubo a vácuo, recomendamos os controladores AutomaSol TDA para aplicações em que o coletor atinge até 100°C e os controladores SolarTouch, para coletores que atingem temperaturas até 200°C.


Qual a sua opinião sobre o post acima? Deixe seu comentário.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Welinton disse:

    Trabalho com a Eco aquecedores e usamos os controladores da ageon.
    Simplesmente fantástico a melhor marca de aquecedor solar a vácuo trabalhando em conjunto com o melhor e mais resistente controlador…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.