Agenda de eventos em sistemas de aquecimento solar

31/07/2019 - Aquecimento Solar, Como Configurar, Controladores de Temperatura
Agenda de eventos em sistemas de aquecimento solar

Você sabe o que é e para que serve a agenda de eventos em sistemas de aquecimento solar? Sabe como configurar esse recurso no controlador? Se você trabalha com sistemas de aquecimento solar (principalmente os que utilizam apoio) este post é para você.

Para que serve a agenda de eventos?

Sistemas de aquecimento solar são uma ótima alternativa para economia de energia elétrica. No entanto, como a incidência solar não é constante, há dias em que a temperatura da água pode não atingir o valor desejado. Por isso existem os sistemas com apoio elétrico ou a gás, que elevam a temperatura do reservatório nos dias mais frios.

Acontece que esse tipo de apoio consome energia. Se o apoio ficar ativado por muito tempo, o sistema de aquecimento solar perde sua característica de economia. Dessa forma, é necessário informar ao sistema os horários em que o acionamento do apoio é importante ou não. Mas como fazer isso? A resposta é simples: através da agenda de eventos.

Com a agenda de eventos você pode definir os horários em que o apoio pode ser ativado caso a água do reservatório não atinja a temperatura ideal. O exemplo abaixo ajuda a compreender esta situação:

Imagine uma casa em que os moradores saem para o trabalho às 7:00h da manhã e retornam às 18:00h de segunda a sexta. Entre às 18:30h e às 21:00h desses dias os moradores costumam utilizar a água aquecida para banho e torneiras, por exemplo.

Os moradores dessa casa não utilizam água do sistema de aquecimento solar aos finais de semana, pois costumam passar esses dias fora de casa.

De acordo com o exemplo acima, não faz sentido o acionamento do apoio antes das 18:30h de segunda a sexta. Também não faz sentido acionar o apoio aos finais de semana. Nesses horários não há consumo de água do sistema de aquecimento solar. Sendo assim, basta configurar a agenda de eventos para acionar o apoio apenas entre às 18:30h e às 21:00h de segunda a sexta-feira.

Como configurar a agenda de eventos?

A configuração da agenda de eventos é realizada diretamente no termostato. Vamos demonstrar a configuração de um sistema conforme o exemplo acima, utilizando controladores Ageon para aquecimento solar.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Definir a frequência do evento

    A frequência do evento permite ajustar em quais dias da semana o apoio pode ser acionado. Nos controladores Ageon este é o parâmetro FE1. Os valores disponíveis para esse evento são os seguintes:
    oFF = desativado todos os dias
    1 = segunda a sexta-feira
    2 = segunda a sábado
    3 = sábado e domingo
    4 = todos os dias
    Seguindo o exemplo anterior, o parâmetro FE1 deve ser ajustado com o valor 1 (segunda a sexta).

  2. Definir a função do evento

    A função do evento determina como a saída do apoio se comportará enquanto o evento estiver ativo. O parâmetro é o FC1 e as opções são as seguintes:
    0 = Apoio desativado durante o evento
    1 = Durante o evento, o apoio é acionado caso a temperatura não atinja o valor desejado
    2 = A saída de apoio fica acionada durante todo o evento. Esta configuração também pode ser utilizada para filtragem em piscinas, por exemplo.
    De acordo com o exemplo anterior, o parâmetro FC1 deve ser ajustado para 1. Dessa forma o apoio será acionado apenas quando a água não esteja quente o suficiente.

  3. Definir o horário de início do evento

    Com o parâmetro Hn1 é possível determinar qual será o horário em que o evento irá se iniciar. É possível configurar qualquer horário entre 12:00AM e 11:59PM.
    Seguindo o exemplo, o horário de início do evento será ajustado para 18:30PM.

  4. Definir o horário de fim do evento

    Enquanto o parâmetro anterior determina o início do evento, o parâmetro HF1 determina o horário de fim do evento. Também é possível ajustar esse parâmetro entre 12:00AM e 11:59PM.
    De acordo com o exemplo, o parâmetro HF1 será ajustado para 21:00PM.

Com os ajustes citados acima, o sistema de aquecimento solar acionaria o apoio apenas de segunda a sexta, entre 18:30h e 21:00h, e somente caso a água esteja mais fria que o desejado. Nos demais horários e nos finais de semana, o apoio ficaria desativado. Isso evita o consumo elevado de energia elétrica nos momentos em que não é necessário utilizar água quente.

No exemplo acima foi citada a configuração apenas de um evento, que ocorre de segunda a sexta. No entanto, a Ageon possui controladores com até 4 eventos diferentes. Para configurar os demais eventos, basta repetir o mesmo processo acima com os parâmetros FE2, FC2, Hn2 e HF2 para o segundo evento; FE3, FC4, Hn4 e HF4 para o terceiro evento; FE4, FC4, Hn4 e HF4 para o quarto evento.



Controladores Ageon para Aquecimento Solar

A Ageon possui uma linha completa de controladores para aquecimento solar. Entre os produtos de maior destaque, estão os controladores AutomaSol e SolarTouch.
Os controladores AutomaSol possuem formato compacto e fixação por sobrepor que facilitam a instalação. São indicados para aquecimento solar para banho e para piscinas. Se diferenciam no mercado pela instalação, configuração e utilização simplificadas. Possuem modelos com agenda de eventos e relógio em tempo real.

Já os controladores SolarTouch se destacam pelo seu display de LCD 3,5″ e interface touchscreen. Entre os modelos disponíveis, estão opções com até 3 saídas para apoio, opções com recirculação e relógio em tempo real com agenda de eventos.


O que achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Agenda de eventos em sistemas de aquecimento solar"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.