5 dicas essenciais sobre termostatos digitais

24/02/2021 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração
5 dicas essenciais sobre termostatos digitais

Termostatos digitais estão presentes em uma infinidade de aplicações. De câmaras frigoríficas à fabricação de cerveja artesanal, passando por câmaras de conservação e vacinas e outras tantas situações, o controle de temperatura é essencial em diversos processos de produção e armazenamento.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que o termostato digital funcione sempre com o máximo de eficiência. Por isso, listamos abaixo 5 dicas que consideramos essenciais para a utilização desses aparelhos.

  1. Conheça seu produto

    Ter conhecimento das características do seu termostato é fundamental. É importante saber quais funções o produto possui e principalmente como configurá-las. Ler o manual é a maneira mais simples de evitar transtornos causados por má configuração. Algumas das informações básicas que você precisa saber sobre seu termostato são a tensão de alimentação e a corrente máxima dos relés, por exemplo. Essas informações são determinantes para a escolha do termostato certo para a sua aplicação.

  2. Posição do sensor

    Grosso modo, o sensor é o componente que identifica a temperatura do ambiente e a envia ao termostato. Isso significa que, dependendo do local onde o sensor for fixado, pode haver divergências na medição e consequentemente no controle de temperatura. Posicionar o sensor próximo a resistências elétricas ou ventiladores, por exemplo, altera a leitura e interfere diretamente no funcionamento do termostato. Da mesma forma, é recomendado utilizar um poço termométrico para controlar a temperatura de líquidos sem sem que este entre em contato direto com o sensor. Identifique o melhor local para a fixação do sensor em seu produto. Peça auxílio a um técnico se necessário. Um sensor de temperatura bem posicionado resulta em mais eficiência e menor gasto de energia.

  3. Siga as recomendações

    As especificações técnicas dos termostatos digitais apresentam as condições adequadas de funcionamento desses produtos. Submeter o aparelho a situações fora dos limites de operação pode causar danos irreversíveis. Para evitar custos desnecessários com manutenção é importante respeitar suas especificações de utilização. Isso inclui uma rede elétrica estável, cuidados com o uso e limpeza do aparelho. Também é importante tomar todos os cuidados durante a instalação, realizando as conexões elétricas da maneira correta e seguindo as normas técnicas vigentes.

  4. Opções de escolha

    Com tantos modelos de termostatos digitais disponíveis no mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual se adequa melhor à sua necessidade. Destre as opções de escolha disponíveis, é importante saber exatamente o que você precisa. Muitos modelos possuem funções extras além do controle de temperatura e podem fazer seu produto ainda mais eficiente, economizando dinheiro. Um exemplo disso são os termostatos digitais K116 Big Display, que além de controlar a temperatura ainda possui a função Modo Econômico que atua em conjunto com um sensor de porta.
    A Ageon possui uma linha completa de termostatos digitais, desde os modelos mais versáteis até quadros de comando para câmaras frigoríficas. Saiba das vantagens de cada modelo e identifique o que melhor se encaixa em sua utilização.

  5. A tecnologia a seu favor

    Em alguns casos o controle de temperatura deve ser rigoroso e com o máximo de precisão. Em câmaras de conservação de vacinas, por exemplo, a temperatura deve ser acompanhada e registrada periodicamente, garantindo que apenas produtos em boas condições sejam utilizados. Nessas situações os termostatos digitais são úteis porque, além das funções básicas de controle de temperatura, podem ser ligados à um sistema de monitoramento. A Ageon possui o ArcSys, sistema que permite o acompanhamento de seus termostatos em tempo real, envia alarmes por e-mail quando a temperatura sai da faixa programada e ainda gera relatórios em forma de gráficos ou tabelas. Esse sistema proporciona mais segurança e praticidade, facilitando o trabalho e poupando tempo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    RUBENS PEREIRA disse:

    Boa tarde, qual é o mais indicado para controle de boiler energia solar 220v 3000w, resistência de 30 amp., que tenha 04 programas diários e que ligue e desligue nos horários programados de acordo com a temperatura configurada

    Amanda Maestri disse:

    O AutomaSol TDA possui um relé de 15A, ou seja, poderia ser utilizada uma resistência de 3000W em 220Vca, já em 110Vca não. Contudo vale ressaltar que o uso de uma contatora aumentará a vida útil do produto.
    Ele possui capacidade para até 4 programas, podendo ser 4 diários ou 4 semanais e ele ativará o apoio. Em todo caso, recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui

    Luiz claudio a prado disse:

    Boa noite!este controlador digital também serve para controlar a tempetatura de refrigerador continental

    Olá Luiz, tudo bem?
    A Ageon possui modelos de controladores de temperatura que podem sim ser utilizados para controlar a temperatura de refrigeradores. Esta é uma prática comum, principalmente na fabricação de cerveja artesanal. Por este motivo, temos um post que fala exatamente sobre a utilização de controladores de temperatura em geladeira de cervejas, e você pode acessá-lo clicando aqui.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Nilton cleber Moura disse:

    tenho uma chocadeira e gostara de saber o melhor local para posicionar o senssor?

    Olá Nilton,

    No caso de chocadeiras o sensor de temperatura costuma ser posicionado no centro da chocadeira, a uma altura ligeiramente acima do nível dos ovos.

    Entretanto é importante deixar claro que cada caso tem suas particularidades. O tamanho da chocadeira, o posicionamento e a potência da resistência elétrica podem influenciar na dinâmica da temperatura dentro desse ambiente.

    Agradecemos seu contato e estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.

    vocês passarãm as 5 dicas mais ficou faltado
    o principal, onde o local ideal de posicionamento do sensores de câmara fria congelado c/02 sensor ambiente e degelo

    Olá Antônio,

    Primeiramente, muito obrigado por deixar sua opinião. É muito importante sabermos quais os assuntos de interesse de nossos leitores.
    Quanto ao nosso artigo, citamos as dicas de modo geral para todas as aplicações que utilizam nossos termostatos digitais. Cada aplicação tem suas particularidades e isso inclui o posicionamento do sensor. No caso de uma câmara frigorífica, a posição dos sensores depende da estrutura física da mesma e também do sistema de refrigeração.
    Nos colocamos à disposição caso deseje mais informações sobre o posicionamento de sensores dos termostatos Ageon. Nossa equipe técnica ficará feliz em ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.