5 dicas essenciais sobre termostatos digitais

15/01/2015 - Dicas Ageon

Termostatos Digitais - Ageon Electronic Controls

Termostatos digitais facilitam muito o controle de temperatura de variadas aplicações. Temporização cíclica, duplo estágio e gerenciamento de degelos são apenas alguns exemplos de funções incluídas nos termostatos modernos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que seu sistema de aquecimento ou refrigeração funcione sempre com o máximo de eficiência. Listamos abaixo 5 dicas que consideramos essenciais para a utilização desses aparelhos.

 

1 – Conheça seu produto

Ter conhecimento das características do seu termostato é fundamental. É importante saber quais funções o produto possui e principalmente como configurá-las. Ler o manual é a maneira mais simples de evitar transtornos causados por má configuração.

 

2 – Posição do sensor

Grosso modo, o sensor é o componente que identifica a temperatura do ambiente e a envia ao termostato. Isso significa que, dependendo do local onde o sensor for fixado, pode haver divergências na medição e consequentemente no controle de temperatura. Posicionar o sensor próximo a resistências elétricas ou ventiladores, por exemplo, altera a leitura e interfere diretamente no funcionamento do termostato. Identifique o melhor local para a fixação do sensor em seu produto. Peça auxílio a um técnico se necessário. Um sensor de temperatura bem posicionado resulta em mais eficiência e menor gasto de energia.

 

3 – Siga as recomendações

As especificações técnicas dos termostatos digitais apresentam as condições adequadas de funcionamento desses produtos. Submeter o aparelho a situações fora dos limites de operação pode causar danos irreversíveis. Para evitar custos desnecessários com manutenção é importante respeitar suas especificações de utilização. Isso inclui uma rede elétrica estável, cuidados com o uso e limpeza do aparelho.

 

4 – Opções de escolha

Com tantos modelos de termostatos digitais disponíveis no mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual se adequa melhor à sua necessidade. A Ageon possui diversas opções de termostatos, como por exemplo: a Série G, com seu frontal emborrachado; a Série H, com seu sistema de multifixação; e a Linha Prime, com seu design diferenciado. O produto mais indicado depende de sua aplicação e forma de uso. Saiba das vantagens de cada modelo e identifique o que melhor se encaixa em sua utilização.

 

5 – A tecnologia a seu favor

Em alguns casos o controle de temperatura deve ser rigoroso e com o máximo de precisão. Em câmaras de conservação de vacinas, por exemplo, a temperatura deve ser acompanhada e registrada periodicamente, garantindo que apenas produtos em boas condições sejam utilizados. Nessas situações os termostatos digitais são úteis porque, além das funções básicas de controle de temperatura, podem ser ligados à um sistema de monitoramento. A Ageon possui o ArcSys, sistema que permite o acompanhamento de seus termostatos em tempo real, envia alarmes por e-mail quando a temperatura sai da faixa programada e ainda gera relatórios em forma de gráficos ou tabelas. Esse sistema proporciona mais segurança e praticidade, facilitando o trabalho e poupando tempo.

***

Você gostou das dicas? Possui alguma outra dica ou sugestão?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Luiz claudio a prado disse:

    Boa noite!este controlador digital também serve para controlar a tempetatura de refrigerador continental

    Olá Luiz, tudo bem?
    A Ageon possui modelos de controladores de temperatura que podem sim ser utilizados para controlar a temperatura de refrigeradores. Esta é uma prática comum, principalmente na fabricação de cerveja artesanal. Por este motivo, temos um post que fala exatamente sobre a utilização de controladores de temperatura em geladeira de cervejas, e você pode acessá-lo clicando aqui.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Nilton cleber Moura disse:

    tenho uma chocadeira e gostara de saber o melhor local para posicionar o senssor?

    Olá Nilton,

    No caso de chocadeiras o sensor de temperatura costuma ser posicionado no centro da chocadeira, a uma altura ligeiramente acima do nível dos ovos.

    Entretanto é importante deixar claro que cada caso tem suas particularidades. O tamanho da chocadeira, o posicionamento e a potência da resistência elétrica podem influenciar na dinâmica da temperatura dentro desse ambiente.

    Agradecemos seu contato e estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.

    vocês passarãm as 5 dicas mais ficou faltado
    o principal, onde o local ideal de posicionamento do sensores de câmara fria congelado c/02 sensor ambiente e degelo

    Olá Antônio,

    Primeiramente, muito obrigado por deixar sua opinião. É muito importante sabermos quais os assuntos de interesse de nossos leitores.
    Quanto ao nosso artigo, citamos as dicas de modo geral para todas as aplicações que utilizam nossos termostatos digitais. Cada aplicação tem suas particularidades e isso inclui o posicionamento do sensor. No caso de uma câmara frigorífica, a posição dos sensores depende da estrutura física da mesma e também do sistema de refrigeração.
    Nos colocamos à disposição caso deseje mais informações sobre o posicionamento de sensores dos termostatos Ageon. Nossa equipe técnica ficará feliz em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.